
17 de maio | Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia 🌈
Amor é amor.
Hoje é o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia. Esta data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), que categorizava como um distúrbio da mente e não como um traço da personalidade.
A sigla LGBTQIA+ representa um movimento político-social de inclusão de pessoas de diversas identidades de gênero e orientações sexuais. Algumas dessas letras são desconhecidas de muita gente, mas ela visam abrigar pessoas transgênero, queer, intersexo e assexuais.
Um ano atrás a comunidade LGBTQIA+ obteve mais uma conquista. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucionais dispositivos de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que excluíam do rol de habilitados para doação de sangue os “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes”. Vale salientar que desde 2019 o STF determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime. Em 2019, foi registrado no Brasil que a cada 23 horas morre uma pessoa LGBTQIA+.
O SINASEFE-IFBA jamais se furtou ao debate e no enfrentamento das opressões sociais e nesse dia reafirma que não se calará diante desta barbárie. Por isso, declaramos o nosso profundo orgulho LGBTQIA+ e lutaremos por suas vidas, por sua segurança e sua felicidade!
Como diz Caetano Veloso e Milton Nascimento na canção Paula e Bebeto: “Qualquer maneira de amor vale a pena/ Qualquer maneira de amor vale amar”