
18 de junho | Dia do Orgulho Autista
Hoje, 18 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho Autista. Esta data, além de celebrar a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam, propõe e assegura uma mudança na visão construída pela sociedade de que as pessoas com autismo não são doentes e que o que elas apresentam é um comportamento atípico, com suas características próprias, desafios e conquistas.
Em 2005 foi celebrado pela primeira vez o Dia do Orgulho Autista, uma iniciativa do movimento Aspies for Freedom, composto por autistas e pais, nos Estados Unidos, para celebrar as conquistas dos(as) filhos(as) com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu processo terapêutico.
Para crianças com TEA, o processo terapêutico é importantíssimo para que se torne um(a) adulto(a) autônomo(a). Infelizmente, no Brasil vivemos uma realidade desigual. Cerca de 90% das famílias com filhos(as) TEA não tem atendimento adequado.
Nesse dia, precisamos reforçar a discussão e a conscientização social sobre Transtorno de Espectro Autista (TEA). O SINASEFE-IFBA reafirma o compromisso com a diversidade, a equidade e exige das autoridades que sejam pensadas e implementadas políticas públicas adequadas para pessoas com autismo.
Arte: Thais Mota.