WhatsApp Image 2020-04-19 at 12.31.28

19 de abril | Dia da(o) Índia(o)

abr 19 2020
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Hoje, Dia da(o) Índia(o), precisamos lembrar que em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19) a população indígena vive um risco iminente de genocídio.

Muitas comunidades indígenas estão desabastecidas dos matérias básicos de prevenção ao Coronavírus. As famílias que dependem de programas sociais como o Bolsa Família e precisam ir à cidade comprar alimentos também não tem recebido as orientações devidas das instituições responsáveis.

Além disso, a população indígena sofre com a ameaça de contágio do vírus por conta da aproximação com garimpeiras(os) ilegais, grileiras(os), invasoras(es) e posseiras(os). Desde o início da pandemia de covid-19 que tem aumentado as invasões de terras indígenas. No sul do Pará o Ibama realizou uma mega operação contra garimpo e desmatamento ilegal para impedir o contágio. A ação coordenada pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges de Azevedo, resultou em sua demissão. O Ministério Público Federal está investigando se o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, praticou improbabilidade administrativa ao demitir o diretor.

Precisamos exigir da FUNAI que proteja as(os) índias(os), sobretudo aquelas(es) que vivem em isolamento e que tem sido vítimas do proselitismo religioso das(os) missionárias(os) evangélicas(os).

WhatsApp Image 2020-04-19 at 12.31.28

Texto: Weslei Gomes

Arte: Thais Mota

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens