
20 de novembro | Dia da Consciência Negra
Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data, instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil
Infelizmente, o racismo estrutural não permite que hoje seja um dia de celebração. O povo negro vive uma luta incansável pela sobrevivência, pelo direito ao culto aos seus orixás, voduns e nkisis, pelo acesso à saúde e educação, contra a violência, contra a objetificação e padronização dos seus corpos e tantas e tantas outras urgências.
Para nós do SINASEFE-IFBA, um sindicato classista e combativo na luta contra todas as formas de opressão, o debate sobre o racismo precisa ser feito diariamente. Lamentamos profundamente que, no estado mais negro do Brasil, não existam iniciativas públicas para promoção do Novembro Negro em amplos espaços e que esse dia não seja um feriado.
Vale a pena lembrar as/aos nossas(os) sindicalizadas(os) que hoje também é o último dia para apresentação de propostas de eventos culturais e formativos do nosso edital Novembro Negro 2020. A iniciativa tem se consolidado como um instrumento importante na luta sindical antirracista e tem o objetivo de destacar as lutas históricas da População Negra, valorizar a nossa cultura afrobrasileira e evidenciar a importância de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.