
25 de Julho | Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Negra é a raiz de liberdade!
No dia 25 de Julho celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII que lutou contra a escravização no Brasil. A data surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana, no qual foi criada a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas.
O #julhodaspretas é realizado para demonstrar que os passos das mulheres negras vêm de longe, a visibilidade dessa luta, o fortalecimento de organizações criadas por e para mulheres negras, bem como o cumprimento de políticas públicas voltadas a elas e o fim de tantas opressões fazem parte da nossa política como sindicato classista.
Esse dia é mais um de luta, pois, o machismo, o racismo e as diversas violências das quais as mulheres negras são vítimas há muitos anos ainda continuam a existir; e, em tempos de pandemia, as mulheres negras foram as que mais sofreram com os feminicídios, a fome e o abandono do Estado. Nós, do SINASEFE – IFBA, afirmamos que a força que possui as mulheres negras é fruto da sua ancestralidade, das lutas e das resistências. Mulher preta é a revolução!
#JulhoDasPretas #SinasefeIfba #25dejulhodiadamulhernegra
#MulheresNegras #25dejulho #MulheresNegrasIFBA