

28 de junho | Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Esta sigla representa um movimento político social de inclusão de pessoas de diversas identidades de gênero e orientações sexuais. Algumas dessas letras são desconhecidas de muita gente, mas ela visam abrigar pessoas não cisgênero, queer, intersexo, assexuais. Além disso, a incorporação do + vem para contemplar também todas as outras possibilidades existentes.
Esta data marca um episódio ocorrido em 1969, no Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, EUA, em que suas/seus frequentadoras(es) – gays, lésbicas e trans – reagiram às perseguições e as constantes abordagens policiais que eram realizadas no estabelecimento.
O índice de violência contra a comunidade LGBTQIA+ é crescente e alarmante. Em março de 2018, foi lançado o primeiro Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Lesbocídio – As histórias que ninguém conta. O documento indica que, entre 2000 e 2017, foram registrados 180 homicídios de lésbicas. Os 3 últimos anos – 2014 a 2017 –, os registros apontam 126 assassinatos de lésbicas no país, período que revela a maior concentração desde o início do Dossiê.
A cada 19 horas morre uma pessoa LGBTQIA+ no Brasil. O SINASEFE-IFBA não se calará diante desta barbárie, declaramos o nosso profundo orgulho LGBTQIA+ e lutaremos por suas vidas, por sua segurança e sua felicidade.
Fonte: Bluevision e Dossiê sobre lesbocídio no Brasil de 2014 até 2017.