3 de novembro | Dia da instituição do direito ao voto feminino no Brasil

nov
(0) Comentários

Anteontem (3 de novembro), comemoramos o Dia da Instituição do direito ao voto feminino. Há 88 anos, 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar às mulheres brasileiras o direito ao voto.

Essa luta ainda é tão atual, pois apesar de termos o direito de ser eleitas e votar, ainda lutamos pela nossa representatividade na política. Atualmente, nós mulheres somos quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, segundo o Mapa da Política de 2019, elaborado pela Procuradoria da Mulher no Senado, somente 12,32% de 70 mil cargos eletivos são ocupados por mulheres.

No SINASEFE Seção IFBA a atual diretoria (2019-2021) é proporcional e composta pelas duas chapas que disputaram as eleições. A Chapa 1 (Insubmissa) com 8 diretores, sendo 3 mulheres e 5 homens, e a Chapa 2 (Forte, Independente e Atenta a base) com 10 diretores sendo 5 mulheres e 5 homens, o que mostra que ainda precisamos lutar para garantir a maior participação das mulheres na direção das nossas entidades sindicais!

Em 1990, ano de fundação do SINASEFE o número de filiadas era igual a 18 e atualmente contamos com 510 mulheres. Com base nos dados de hoje atingimos uma porcentagem de 50,14% de mulheres filiadas!

Que possamos ter mais mulheres nos espaços de luta, companheiras que defendam os verdadeiros interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país. Que possamos defender a educação pública, o SUS, que possamos lutar pelo fim da violência contra as mulheres, ao direito à moradia e ao saneamento, o direito à creche e mais, para que todas/os possamos viver dignamente.

#feminismo #MulheresnaPolítica #SINASEFE-IFBA #PastadePoliticaparaasMulheres

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens