

4N! Chuva e portões fechados pela Reitoria fortaleceram o ato realizado pelo SINASEFE-IFBA, servidoras(es), estudantes e entidades da Educação!
Esta segunda-feira (04/11) foi um dia histórico para a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Bahia. O 4N IFBA, ato em defesa da democracia no Instituto construído com o apoio da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB) e do Movimento Estudantil do IFBA, levou às ruas de Salvador, Juazeiro e Barreiras servidoras(es) públicas(os), estudantes e organizações políticas que clamam pela nomeação e posse de Luzia Mota, reitora eleita do IFBA em dezembro de 2018.
Em Salvador, a manifestação teve início por volta das 9h30, na Reitoria do IFBA. As servidoras(es) e estudantes da região e dos campi de Simões Filho, Porto Seguro, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus e Vitória da Conquista foram recebidas(os) pelo IFBA com portões fechados na Reitoria, em meio a uma forte chuva. Na véspera do ato, com o intuito de boicotar mais uma vez a justa e legal manifestação da comunidade em busca de democracia, o ilegítimo reitor pro tempore informou que em virtude de uma dedetização as atividades na Reitoria estariam suspensas na data correspondentea ao ato.
Apesar de todos esses empecilhos, realizamos um ato democrático, intenso e belo, com cerca de 350 pessoas. Contamos com a presença dos parlamentares Nelson Pelegrino (PT) e Marcos Mendes (PSOL), das organizações políticas AMES Salvador, União da Juventude Rebelião (UJR), Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET), Unidade Popular pelo Socialismo (UP), IFBA Negro e Virada Democrática, que também fizeram falas contundentes à respeito da conjuntura política nacional e dos ataques a educação pública.
Além disso, foram deliberadas pela comunidade a confecção de dois manifestos cobrando uma resposta pela imediata nomeação e posse da reitora Luzia Mota, que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e o outro, será subscrito pelas entidades e conselheiras(os) do CONSUP-IFBA sobre o andamento do processo.
Durante a tarde, o ato continuou no IFBA Campus Salvador com a reunião dos movimentos estudantis.
Em Juazeiro e Barreiras houve manifestações dentro do campus, as(os) servidoras(es) e estudantes de Juazeiro realizaram dentro do próprio campus um bonito ato com faixas e cartazes pedindo que a reitora assuma a gestão, em Barreiras as mobilizações seguiram a mesma linha com rodas conversa nos três turnos da segunda-feira.
O 4N é mais uma prova da força que temos na construção de um IFBA que não aceita a imposição autoritária e ilegítima de um reitor que foi testado e reprovado na comunidade, famoso por ser o pior reitor dos IFs em todo o país, último lugar nas eleições. O 4N representa também um IFBA que sabe do seu papel fundamental na Bahia e no Brasil em um momento em que nosso povo precisa ter voz para enfrentar o fascismo, racismo, machismo e todas as formas de opressão.
O IFBA elegeu Luzia Mota e somente ela é digna de ocupar o cargo de Reitora, pois, foi esta ex-estudante, professora e pesquisadora no IFBA, está mulher negra, militante de esquerda, que foi escolhida para assumir a gestão do Instituto Federal da Bahia.
O 4N foi a reafirmação, por parte da comunidade interna e externa do IFBA, de que:
▪️Não aceitaremos a permanência desta ou de qualquer outra gestão ilegítima;
▪️Repudiamos a intervenção velada que ocorre neste exato momento no IFBA;
▪️Exigimos o respeito à vontade da comunidade expressa de modo livre e justo e democrático no último pleito eleitoral.
O SINASEFE-IFBA seguirá, dia após dia, de forma incansável na defesa intransigente da posse de Luzia Mota e dos diretores e diretoras eleitas.
#ForaRenato
#LuziaNaReitoria
FOTOS
(Clique para ampliar)
Salvador
Fotos: Weslei Gomes/ASCOM
Imagens enviadas pela comunidade
Fotos: Arquivo Pessoal
Na imagem servidoras(es) dos campi Salvador, Seabra, Jequié e Camaçari.
Fotos: Flávio Pereira
Na imagem servidoras(es) dos campi Euclides da Cunha e Ubaitaba.
Fotos: Hellen Rodrigues | Coordenadora da Regional Norte do SINASEFE-IFBA (Euclides da Cunha, Juazeiro e Paulo Afonso).
Fotos: Assessoria de Comunicação da APUB.
Juazeiro
Fotos: Estudantes do Campus Juazeiro.
Barreiras
Fotos: Júnia Alcântara | Coordenadora de Assuntos TAE do SINASEFE-IFBA.
***
Para saber mais sobre o histórico das eleições no IFBA acesse:
Luzia, a reitora do Ifba eleita em dezembro, ainda espera a posse (Jornal A Tarde)
SINASEFE-IFBA obtém vitória na justiça que garante calendário eleitoral do IFBA!
Golpismo tenta inviabilizar processo eleitoral no IFBA!
Mensagem da reitora eleita do IFBA
Reitora eleita do IFBA divulga relatório de atividades em Brasília
Comunidade acadêmica se movimenta em apoio a nomeação e posse da Reitora eleita do IFBA