9 de agosto | Dia dos Pais

ago
(0) Comentários

Hoje, segundo domingo de agosto, celebramos o dia dos pais e temos uma boa oportunidade para reforçarmos/criarmos um espaço para o diálogo sobre a importância da figura paterna e propor uma reflexão sobre as diversas configurações familiares.

Sabemos que a paternidade é um ponto sensível para nossa sociedade estruturada pelas opressões em suas diversas formas. Nas relações heteronormativas, a ausência física, emocional, afetiva e financeira proporcionadas pelo pai trazem impactos significativos para as famílias e estão inversamente ligadas à sobrecarga da mãe.

Além disso, precisamos cada vez mais discutir em casa com as crianças, nas escolas e todos os espaços sobre a diversidade da composição familiar. Tem sido cada vez mais comum que crianças morem apenas com um pai, com os pais (em casos de casais homoafetivos) ou com tios ou tias, mãe ou mães, avós entre outras tantas possibilidades de configuração familiar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) , o termo ‘família’ inclui ligações por consangüinidade, dependência econômica e/ou residência em uma mesma casa e, também, grupos diferentes de pessoas que habitam o mesmo domicílio. Ou seja, as famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” têm sido reconhecidas, precisam e merecem respeito.

Aos pais que se comprometem verdadeiramente com a construção de uma sociedade sem opressões, mais saudável, humana e equitativa, o SINASEFE-IFBA deseja um feliz dia dos pais.

Arte: Thais Mota.

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens