A definição da Educação

dez 22 2015
(0) Comentários

Uma Educação socialmente referenciada, que busca excelência nas áreas fins (ensino, pesquisa e extensão), autônoma frente a governos, partidos, movimentos sociais e extremamente democrática. É esta a Educação que milhares de docentes, técnico(a)s administrativo(a)s e estudantes querem para o Brasil.

Essa definição foi, primeiramente, construída durante o 9º Seminário Nacional de Educação, que aconteceu em abril deste ano, em Porto Seguro (BA), e foi co-organizado pela Seção Sindical IFBA e o SINASEFE. A primeira versão da resolução foi depois submetida a uma Plena, a qual modificou o seu conteúdo, e promulgada na versão atual.

“Pela primeira vez na história do SINASEFE e na história dos Institutos Federais de Educação, o nosso Sindicato se posiciona, deixando público aquilo que ele entende que deveria ser a Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. A partir de agora, temos um projeto (que não é final) inovador e que é um pontapé para avançarmos nessa área”, analisa o membro da Direção Nacional do SINASEFE e coordenador de Políticas Educacionais do SINASEFE-IFBA, Ronaldo Naziazeno. Segundo ele, é importante que todo(a)s o(a)s trabalhadore(a)s da Rede leiam o documento.

Naziazeno destaca que, para ele, foi muito gratificante participar desse processo e ter ajudado a construir uma resolução inédita na história do SINASEFE. “Agradeço à Seção IFBA, à Direção Nacional, às pessoas do Campus Porto Seguro e a todo(a)s que contribuíram para essa construção. Agora, os próximos passos serão enraizar esse processo de debate, fortalecendo em nossa base aquilo que nós promulgamos e aprofundar essa discussão sobre o modelo de Educação que queremos trilhar na rede”, completa o diretor.

Resolução

Publicada em dezembro, a resolução sobre a Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica almejada traz em seu conteúdo o texto-base apresentado no 9º Seminário Nacional de Educação, após as reformulações da plenária final do SNE e, posteriormente, da 132ª PLENA do SINASEFE – onde foi aprovado pelo(a)s delegado(a)s. A publicação, em formato catálogo, saiu com tiragem inicial de dois mil exemplares, mas as Seções Sindicais que desejem uma maior quantidade de peças e queiram imprimir o material podem solicitar o mesmo à Assessoria de Comunicação do SINASEFE, pelo e-mail imprensa@sinasefe.org.br.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens