
Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
A Gestão Maria Felipa do SINASEFE-IFBA, majoritariamente composta por mulheres, convida toda sua base para que se integre à Campanha do Agosto Lilás.
Neste mês, em que foi sancionada a Lei Maria da Penha há 16 anos, serão realizadas ações em todo o país para conscientizar e mobilizar a sociedade e suas instituições na criação de medidas para coibir as violências contra as mulheres. A campanha também tem o intuito de fomentar as denúncias de práticas ilegais no cumprimento da lei, sendo que atualmente um dos desafios é a falta de confiança na efetividade da legislação que, muitas vezes, impede a mulher de denunciar o agressor.
Não se pode perder de vista que garantir a integridade e a vida das mulheres é dever do Estado e da sociedade. Deste modo, nós, do SINASEFE-IFBA, afirmamos que estaremos incansavelmente na luta para que todas possam usufruir de uma sociedade livre das violências e opressões e que tenham os seus direitos garantidos. Ao menor sinal de violência contra a mulher, não se cale. Denuncie! Disque 180!
Violência Física
Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
Violência Psicológica
É considerada qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
Violência Sexual
Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.
Violência Patrimonial
Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Violência Imoral
É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.