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AGV discute calendário eleitoral para nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINASEFE-IFBA (Biênio 2021/2023)

set 11 2021
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Na última quarta-feira (8/09), o SINASEFE-IFBA realizou mais uma Assembleia Geral Virtual, que contou com a participação de cerca de 36 filiadas(os). A reunião teve início por volta das 14h45 com a aprovação da pauta. Em seguida foram dados os informes sobre a participação do SINASEFE-IFBA no Grito dos Excluídos, Excluídas e Excluídes e sobre a posição da categoria contra a escalada autoritária e fascista do governo Bolsonaro. Além disso, foram dados informes também pelo jurídico sobre a obra na sede do sindicato; a construção da Plenária Unificada, que acontecerá nesta segunda-feira (13/09), às 14h, para debater o reordenamento do IFBA e IF Baiano; sobre as dificuldades criadas pelo Governo com o processo de filiação; o apoio financeiro e político aos movimentos sociais indígenas que lutam contra o Marco Temporal, em Brasília; a distribuição de cestas básicas para movimentos sociais, povos originários e de terreiros de candomblé.

Após os informes, foram abordados os pontos da pauta da Assembleia. Na ocasião, a Comissão Eleitoral apresentou o cronograma das eleições e explicou as/aos filiadas(os) algumas questões referentes à documentação das eleições, já publicada em nosso site. Diante das questões levantadas pela própria Comissão sobre o calendário, a advogada da seção sindical, Carolina Heim, sugeriu a extensão dos prazos tendo em vista que é uma situação excepcional, que a Comissão não tem mandato, todos estão enfrentando dificuldades e que será uma eleição diferenciada em um formato totalmente virtual. Para assegurar a integridade da apuração dos votos, será contratada uma empresa que vai conduzir ao lado da Comissão Eleitoral.

Como um encaminhamento proposto pela base, considerando as normas do regimento que trata apenas sobre eleições presenciais, foi incluído um prazo pra propor impugnação para que a base se pronuncie, sugira alterações e a comissão possa deliberar se acata ou não essas alterações ao regimento, se altera, se suprime alguns trechos do regimento, já que todas as questões levantadas pela base eram referentes a alterações e exigências que estão no regimento eleitoral nas normas eleitorais já publicadas pela comissão.

Diante destes encaminhamentos, foi decidido e votado pelas(os) participantes a extensão do prazo fazendo a retificação do cronograma, incluindo o prazo para impugnação das normas eleitorais pela base. Como consequência, os mandatos da atual Diretoria e do Conselho Fiscal, que seriam encerrados no dia 30 de setembro foram prorrogados para o dia 19 de novembro, ou seja, nesse período tem que ocorrer o processo eleitoral com as alterações deliberadas pela base no cronograma e a comissão deve republicar um novo cronograma. Vale a pena salientar que essa prorrogação de mandato da atual gestão está condicionada a eleição e esse prazo poderá ser interrompido com a posse a nova Diretoria eleita, que terá plenos direitos e plenos poderes.

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