
Aluno e professor do IFBA lançam livros de poesias
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
O professor de Português e Literatura do Campus Salvador e ex-coordenador do SINASEFE-IFBA, Wesley Correia, e seu aluno da pós-graduação em Estudos Étnicos e Raciais do Instituto, Marlon Marcos, lançarão amanhã (16) os seus livros de poesias. O Duo Poético, que conta com as duas obras em um único volume, será apresentado, a partir das 15h, na Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória.
Os livros fazem parte da nova série editorial da Pinaúna Editora, que é voltada exclusivamente ao gênero da Poesia. Com cerca de 40 poesias em cada obra, Wesley Correia apresentará o “Íntimo Vesúvio” e Marlon Marcos o “Cinzas de Sonho Desabam sobre mim”.
Atuantes escritores no cenário contemporâneo da Bahia, os poetas têm o Axé, base da religião africana, como referência e trabalham temas como a importância da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo.
SERVIÇO:
O quê? Lançamento da Série Duo Poético e do seu primeiro volume com os livros “Cinzas de Sonho de Desabam sobre Mim”, de Marlon Marcos e “Íntimo Vesúvio, de Wesley Correia
Quando? 16/12/2017, Às 15h
Onde? Café da Saladearte Cinema do Museu, Museu Geológico, Corredor da Vitória
Editora: Pinaúna Editora
Preço do exemplar: R$ 35,00
SOBRE OS AUTORES:
Marlon Marcos é poeta e professor. Formado em História e Jornalismo, e doutor em Antropologia. Pesquisa as religiões de matrizes africanas, a Música Popular Brasileira em suas feições de identidade e alteridade, e a Literatura no Brasil.
Como poeta, define-se cambaleante entre a irregular forma do dizer e o profundo conteúdo que o habita e o perfila em sua trajetória existencial. Sua poesia nasce da audição. Da canção popular. Da voz e dos poemas musicados de Caetano Veloso – senhor absoluto dos seus aprendizados nascentes e crepusculares.
É autor de Memórias do Mar (2013), Poemar (Kawo-Kabiyesile, 2015) e Oyá Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma estrela (Pinaúna, 2016). Atualmente, professor adjunto da Unilab.
Wesley Correia nasceu em 21 de Outubro de 1980, na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2002), onde também cursou Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2005). É doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015), tendo realizado Doutorado Sandwich na Universidade de Lisboa – UL (2014). É autor de Pausa para um beijo e outros poemas (Ed. Nova Civilização, 2006) e Deus é negro (Ed. Pinaúna, 2013), além dos inéditos O coração de Oxun e outros amores (Contos) e Intempéries (Romance).
Como poeta e ficcionista tem participado de antologias publicadas no país e como ensaísta tem publicado títulos de crítica literária e cultural em revistas especializadas. Foi professor de Literatura Brasileira na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e esteve representando o Brasil, ao lado de outros poetas, no XI Festival Latino-americano (Colômbia, 2007). Em 2009, integrou a coletânea Carlos Drummond de Andrade, produzida pela Fundação SESC-DF, com o poema Estudo sobre café. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, onde coordena o Curso de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Raciais: Identidades e representação – CPgEER. Seus poemas foram traduzidos para o inglês, espanhol e romeno.
Com informações da Pinaúna Editora
Imagem: Reprodução