IMG_0357

Assembleia aprova ações importantes para os(as) trabalhadores(as) do Instituto

set 18 2017
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A sexta-feira (15) foi bastante produtiva no quesito luta política. Isso porque os(as) TAEs e docentes presentes na AGE do SINASEFE-IFBA conseguiram avançar em diversas pautas importantes para a categoria, a exemplo da aprovação das deliberações do Conselho de Representantes Sindicais (CR) e das eleições da comissão organizadora do Congresso Regimental do Sindicato e da chapa que enviará delegados(as) para o Congresso da CSP-CONLUTAS, ambas seguindo os critérios de paridade de gênero e de segmento (TAE e docente).

A categoria também elegeu o terceiro membro do Conselho Fiscal do Sindicato: o TAE do Campus Barreiras Givaldo da Silva. Já para o Congresso da CSP-Conlutas, que acontecerá entre 12 e 15 de outubro, em Sumaré (SP), foi escolhida a chapa formada por Antônio Copque, Carmelita Osório, Fabiano Brito, Reinaldo Martins, Rogério Ferreira, Silvia Lima e Rosa Mota (as duas últimas são suplentes). A Seção tem direito a cinco vagas, mas a Nacional poderá levar mais membros do SINASEFE-IFBA para o evento, já que terá 20 vagas.

Os(as) presentes também aprovaram a regularização da situação do SINASEFE-IFBA junto à CSP-Conlutas e, a partir de agora, a Seção terá lugar e voz na Central. Serão descontados 5% do valor arrecadado pela contribuição sindical, o que dá cerca de R$ 3.500 mensais. Aprovou-se também que Ilhéus receberá, em outubro, a próxima reunião do CR, uma AGE e um curso de formação, como aconteceu em outros campi.

Para a comissão organizadora do Congresso Regimental do SINASEFE-IFBA foram escolhidos os(as) servidores(as) Antônio Copque, Cristiano Raykil, Fabiano Brito, Ronaldo Naziazeno, Rosângela Castro, Silvia Lima e Vilma Urpia. Na suplência ficam Lenilson Marques, Reinaldo Martins e Rosa Mota. O Congresso servirá para repensar as relações de trabalho no IFBA, a organização da luta sindical e a alteração do regimento interno, entre outros pontos.

A AGE também abordou o sucesso do encontro dos(as) aposentados(as), a trágica perda do professor Deraldo Araújo, os perigos da disseminação de fofocas contra o sindicato em redes sociais, o relatório final do Conselho Fiscal 2014-2017 e as incansáveis perseguições aos/às servidores(as) do IFBA. Sobre o último tema, o sindicato se comprometeu a realizar um estudo para averiguar a saúde mental e física dos(as) trabalhadores(as) do instituto, a fim de gerar índices para o melhor acompanhamento e resolução dos casos. A ideia inicial é que a pesquisa seja intitulada de “Professor Deraldo Araújo” e seja realizada em todos os campi, através do acesso on line (para garantir que os(as) servidores(as) possam se manifestar de modo seguro). A categoria também sugeriu que os(as) representantes de campi acompanhem os PADs em suas unidades, como estão os andamentos, os prazos, as sanções, a fim de mapear esse instrumento que tem sido usado para perseguir os(as) trabalhadores(as) em seu ambiente de trabalho.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens