

Assembleia aprova por unanimidade paralisação do dia 18/10
Na tarde de ontem (14/10), o SINASEFE-IFBA realizou mais uma Assembleia Geral Híbrida, que contou com a presença de cerca de 30 participantes on-line e 6 presenciais.
Por volta das 14h20, a AGH foi iniciada com informes sobre a participação do SINASEFE-IFBA nos atos realizados pelas(os) estudantes, no dia 7/10; o Encontro com Aposentadas(os) e Pensionistas do IFBA e Colégio Militar de Salvador, que acontece na próxima semana, entre os dias 21 e 23 deste mês; a consulta realizada via e-mail com filiadas(os) sobre a utilização da rede de convênios AllSul, que será cancelada por falta de adesão da categoria; o recadastramento dos dados das(os) sindicalizados, por meio da Bisaweb; a importância da construção e participação de toda comunidade acadêmica no ato contra os cortes de verbas na Educação, convocado para o dia 18/10. Além disso, também foi solicitada uma nota de apoio às/aos professoras(es) e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que tem sofrido ameaçadas e perseguições de bolsonaristas.
Após os informes, a assembleia dialogou sobre a Portaria 983/2020, que contou com a presença do diretor do SINASEFE Nacional, Diego Rodolfo, que esclareceu sobre as dificuldades que a comunidade enfrentará caso a medida seja implementada. De acordo com o convidado, o documento estabelece que a carga horária mínima da(o) docente em sala de aula será de 14 horas, sem delimitar o tempo máximo; que será obrigatório um acompanhamento por registro eletrônico de frequência; e que a regulamentação estabelecida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para Educação a Distancia (EaD) não será mais válida e critérios admitidos serão os apresentados pela Portaria. Diego Rodolfo também pontou que o SINASEFE tem lutado pela revogação por meio do próprio CONIF e tem contado com o apoio do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
Em seguida, a categoria votou pela adesão à paralisação nesta terça-feira (18/10), Dia Nacional de Luta contra os confiscos na Educação Por unanimidade, com 22 votos favoráveis, foi aprovada a participação do SINASEFE-IFBA nos atos junto com as(os) estudantes.