
Campus Salvador debate, nesta terça-feira, a reformulação dos cursos integrados
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
Amanhã (13) é dia de paralisação nacional contra os ataques do Governo aos direitos do(a)s trabalhadore(a)s. Aproveitando o momento de reflexão, o Campus Salvador debaterá a reformulação dos cursos integrados no IFBA. A conferência, denominada “Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração”, acontecerá das 16h30 às 18h30, no Auditório de Física da unidade
Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (GPET), o evento contará com a participação do professor Dante Moura (IFRN), doutor em Educação e que tem no currículo a participação em grupos de trabalho que elaboraram os documentos-base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Ensino Fundamental e Ensino Médio, e do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de nível médio.
“O GPET organizou este evento com o professor Dante Moura para provocar um debate no Campus Salvador sobre a reformulação dos cursos integrados. Essa discussão vem sendo realizada em alguns campi, mas, infelizmente, no Campus Salvador, a comunidade não é chamada pela gestão acadêmica para ser ouvida a respeito do assunto. A reformulação dos cursos técnicos integrados, modalidade que deve ser ofertada em 50% de nossas vagas, impactará positivamente ou negativamente em todos os indicadores relacionados aos cursos, por isso é fundamental que analisemos todos os cenários possíveis e saibamos quais os objetivos que movem uma reestruturação dessa modalidade no IFBA. Não podemos acatar, de modo linear e simplista, como elementos balizadores do debate, a questão da carga horária dos cursos e da evasão por conta do ingresso do(a)s estudantes no ensino superior através do ENEM. A repetência no primeiro ano é um indicador que precisa ser levado em consideração em qualquer proposta de reformulação. O estágio é outra questão sensível para cursos técnicos e o ponto principal para a dimensão da integração do curso técnico ao ensino de formação geral. O fato é que, seja qual for a análise, sejam quais forem os argumentos, precisamos conversar sobre isso no Campus Salvador”, alerta a professora de Física da unidade e vice-líder do GPET, Luzia Mota.
Imagem: Reprodução