Caravana dos TAE à Reitoria

Carreira TAE em destaque

mar 14 2017
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Diversos(as) técnicos(as) administrativos(as) do IFBA se reuniram na Reitoria, na última sexta-feira (10), na caravana de mobilização em defesa da categoria. Promovido pelo SINASEFE-IFBA, o evento contou com a presença de representantes de diversos campi e debateu temas como a carreira TAE, as 30 horas, a Comissão Interna de Supervisão (CIS) e a Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), e a influência da conjuntura política e econômica no serviço público.

A categoria reclamou do não funcionamento da CIS e do CONSUP, da imposição das 40 horas para todos(as) os(as) técnicos(as) administrativos(as), da falta de respostas do Governo Federal às solicitações de reunião da CNS. Para o coordenador geral do SINASEFE Nacional e TAE do IFAM, Williamis Vieira, o momento agora é de derrotar os ajustes propostos pelo Governo Temer, construir uma greve geral e uma saída política como alternativa de governo para os(as) trabalhadores(as), ou seja, “uma frente de esquerda, com a unificação das organizações de luta e de partidos de esquerda em torno de um projeto para defender a classe trabalhadora”. Ele também apontou a necessidade de mobilização da categoria para ocupar os espaços, pois “dentro do espaço político não há vácuo”, e combater o assédio moral.

Na avaliação dele, atividades como a caravana fortalecem a categoria e encaminham políticas concretas de combate aos ataques que a classe tem vivenciado. Diante das denúncias de perseguição, autoritarismo e assédio moral no IFBA, o coordenador do SINASEFE Nacional se comprometeu a solicitar uma audiência com o reitor do Instituto baiano para cobrar respostas às diversas acusações dos(as) servidores(as) e da Seção IFBA. Se não houver resposta por parte da gestão, a entidade sindical poderá recorrer ao MEC, ao CONIF e até à Justiça.

O TAE do Campus Salvador, Matheus Santana, um dos colaboradores do evento, disse que a caravana foi muito positiva, servindo como o pontapé para as muitas atividades específicas para discutir a carreira TAE que devem ocorrer. “Foi gratificante e motivador ter a participação de diversos campi, inclusive os mais distantes, como Porto Seguro, Barreiras, Seabra e Jacobina. Além de tratarmos sobre o funcionamento das instâncias de aperfeiçoamento de carreira com previsão legal (CIS e CNS), o evento serviu também para estreitar a comunicação com a Direção Nacional do SINASEFE e com a pasta de TAE da entidade. Torcemos que a próxima gestão da Seção IFBA dê continuidade a este importante trabalho com os(as) técnicos(as) administrativos(as)”, deseja Santana.

O coordenador geral do SINASEFE-IFBA, Ronaldo Naziazeno, ressaltou que os(as) TAE são uma das prioridades do sindicato e que sempre estarão em destaque nas ações da entidade. “Na nossa Seção, o que importa é a unidade dos(as) trabalhadores(as) e a vitória nos embates que enfrentamos contra as gestões do IFBA e do país. Jamais poderemos permitir uma cisão entre docentes e TAE em nossa entidade, pois somos todos(as) pela Educação. Juntos(as) somos mais fortes e juntos(as) chegaremos mais longe”, garantiu Naziazeno.

 

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens