Categoria começa a se organizar para a Greve Geral de 30 de junho

jun 16 2017
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A organização para a Greve Geral do dia 30 de junho foi um dos principais temas debatidos na Assembleia Geral Estadual realizada no IFBA Feira de Santana, na última quarta-feira (14). A categoria aprovou a adesão às mobilizações pré-greve, que acontecerão nesta terça-feira (20) em todo o Brasil, e à paralisação nacional chamada pelas centrais sindicais e movimentos sociais no dia 30. O SINASEFE-IFBA arcará com o deslocamento dos(as) servidores(as) para a capital, onde não houver atividade, ou dará uma ajuda de custo para as mobilizações nos campi.

“Estamos enfrentando uma das conjunturas mais difíceis para os(as) trabalhadores(as) em décadas. Vemos um circo no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, como o desdém do presidente da Casa, Gilmar Mendes, e com uma série de provas dos crimes de Temer e sua corja sendo ignorada. Se depender das instituições, Temer não sairá do Governo. Precisamos mobilizar, agir, ir para as ruas, aderir às mobilizações. Temos sido atropelados(as) por uma conjuntura terrível para a classe trabalhadora, com esse Temer ilegítimo e com um Congresso corrupto que quer aprovar as deformas de qualquer maneira. Por essas razões, as centrais sindicais estão em busca de unidade na defesa do(a) trabalhador(a), já que aliados(as) somos mais fortes”, chama para a luta o coordenador geral do SINASEFE-IFBA, Fabiano Brito.

Falando em situação difícil, outro assunto destacado na assembleia foi o funcionamento manipulado do CONSUP. “Elegemos 15 membros para o Conselho Superior, mas o reitor tem feito manobras para tirar o poder elegível destes membros, como colocar estudantes egressos sem discussão de critérios e retirar o Sindicato do CONSUP. Assim, ele conseguiu equilibrar o jogo, obstruindo as propostas de pauta que sugerimos. Além disso, pela lei, o CONSUP é a instância recursal e o cargo máximo do IFBA. Assim, solicitamos para o Conselho analisar os recursos de cinco PADs e o reitor apenas disse que iria consultar o MEC para ver se o órgão deve fazer isso, sendo que há precedentes de revisão de processos no CONSUP. Temos cinco professores(as) sem salário, cumprindo penas equivocadas”, alerta o docente do Campus Salvador, Georges Rocha. Diante do exposto, ele solicitou a produção de uma moção de repúdio a esta atitude do reitor e sugeriu o ingresso de um mandado de segurança, por parte do sindicato, para fazer valer o CONSUP.

Encaminhamentos

Nos encaminhamentos propostos estão a reativação do GT Carreira dos(as) TAE e que o sindicato subsidie os encontros desse grupo nos campi; a manutenção do horário comercial (8h às 17h ou 7h às 16h) para os(as) técnicos(as) nos campi, como já aprovado em assembleias anteriores, até que a flexibilização seja discutida com a gestão do Instituto; e a organização de uma eleição suplementar para a escolha do terceiro membro do Conselho Fiscal do SINASEFE-IFBA. Para a 150ª Plenária Nacional do SINASEFE, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho, em Brasília, foi eleito o TAE de Feira de Santana Arnaldo Correia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens