
Categoria destaca a necessidade de forte mobilização para 2018
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
Os desafios que a classe trabalhadora enfrentará em 2018 e a necessidade de uma forte mobilização para lutar contra os recorrentes ataques do Governo foram os principais assuntos abordados na AGE da última sexta-feira (15), realizada no Campus Salvador. Na pauta, foram abordadas também as eleições no IFBA, o Congresso do Instituto, a Assembleia Regimental do SINASEFE-IFBA e a mudança na Coordenação Geral e na Coordenação de Finanças do Sindicato.
O representante sindical e professor do Campus Salvador, Georges Rocha, reclamou do marasmo em que se encontra os(as) servidores(as) do IFBA e solicitou que o Sindicato crie um programa de intervenção nos campi para conscientizar a categoria e trazê-la para a luta, além de produzir um plano de ação com calendário e atividades definidas.
O também professor do IFBA Salvador, Ronaldo Naziazeno, destacou que é preciso apoiar as iniciativas dos(as) estudantes e ampliar a interlocução com esse público. Outro ponto abordado por ele foi a necessidade de realizar um amplo debate sobre a Reforma da Previdência em todos os campi.
“O que temos visto é a desconstrução dos direitos sociais presentes na Constituição de 1988 e um cenário profundamente difícil para manter a esperança. A percepção sobre isso é baixíssima. Não podemos nos render e não podemos deixar de lutar. No entanto, precisamos unir forças com outras categorias e com movimentos sociais, pois as responsabilidades diante desse grau de adversidade e de embate brutal extrapolam as nossas condições de luta”, avalia o coordenador do SINASEFE-IFBA, Luís Antônio Costa. Ele lembra que a acomodação não é um fenômeno do IFBA, mas nacional, pois a classe trabalhadora está adoecida, mas que não há outro caminho que o enfrentamento.
Encaminhamentos
Foram aprovados como encaminhamentos: a construção de uma campanha de reflexão sobre o IFBA para as eleições; chamada pública para a reorganização do Conselho de Representantes de Campi; participação da reunião com a CSP-Conlutas e retirada de um calendário de lutas; realização do Assembleia Regimental da Seção no primeiro trimestre de 2018; elaboração de uma campanha de valorização do serviço público; realização, em todos os campi, de debates sobre a Reforma da Previdência; participação, enquanto órgão fiscalizador, do SINASEFE-IFBA na construção de um processo eleitoral democrático, transparente e plural para a gestão do instituto; produção de um balanço das atividades políticas e financeiras da atual coordenação do Sindicato, que deve ser apresentado na próxima AGE; criação de calendário de assembleias ordinárias para 2018.
A categoria também aprovou a troca de coordenadores na pasta Finanças. No lugar de Vicente Duque, assume Rogério Ferreira, que estava na Direção de Secretaria. Já a coordenação geral agora fica com a professora do IFBA Jacobina Rosângela Castro.