age 29092016

Categoria se revolta com atitudes autoritárias do reitor do IFBA

set 30 2016
(0) Comentários

O espírito democrático uniu, na última quinta-feira (29), dezenas de servidore(a)s e estudantes do IFBA na Reitoria para a assembleia geral estadual. O evento, que aconteceu concomitantemente com a reunião do novo CONSUP, foi uma das atividades realizadas pelo SINASEFE-IFBA durante o dia de paralisação nacional do(a)s trabalhadore(a)s, convocado por diversas classes trabalhadoras e organizações sindicais.

Antes da assembleia, o(a)s participantes aproveitaram um café da manhã caprichado. Por volta das 10h30, os assuntos mudaram e o espírito de confraternização se transformou em revolta. Diversos campi relataram os recorrentes episódios de assédio moral e perseguição que a categoria vem sofrendo, foram abordadas a ineficiência do ponto eletrônico, a retirada da insalubridade/periculosidade do(a)s benefício(a)s de alguns/algumas servidore(a)s, a luta nacional do RSC para todo(a)s e os projetos de lei que estão ameaçando a Educação e os direitos do(a)s trabalhadore(a)s, entre outros temas.

debate na Reitoria 29092016“Vemos realidades diferentes nos campi, com servidore(a)s que atuam de variadas maneiras. Uma parte destas pessoas não sabe o que está acontecendo no Instituto e na política brasileira, então é preciso fazer uma campanha forte de agitação da comunidade, com a distribuição de material político que chegue a todo(a)s e o planejamento de ações para agregar mais colegas à luta. Esta greve que se avizinha será a mais importante dos últimos 50 anos! Precisaremos de uma mobilização muito forte”, opina o professor do Campus Camaçari, Igor Gomes. O docente do Campus Valença, Erahsto Felício, concorda com o colega e acrescenta que serão necessárias táticas criativas, radicais e revolucionárias para vencer o cansaço acumulado das últimas greves.

Como encaminhamentos, foram aprovados: a realização de um fórum da categoria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) para debater os problemas do IFBA; rodadas regionais de debates sobre os perigosos PLP 257, a PEC 241, o PL Escola Sem Partidos e a reforma no Ensino Médio, com a produção de materiais informativos para orientar e agitar o(a)s servidore(a)s e estudantes; a manutenção da resistência ao ponto eletrônico e a produção de uma cartilha padronizada sobre como deve ser feita esta resistência; o estado de mobilização para uma possível greve geral nacional; a criação de uma comissão multicampi para mobilizar os campi para as atividades de luta e de conscientização; o apoio financeiro aos/às estudantes em suas mobilizações. Também ficou combinado que haverá outra assembleia estadual em outubro (no dia 10 ou 14), com paralisação, para discutir estratégias para a adesão à greve nacional e em defesa da nomeação do SINASEFE-IFBA ao CONSUP.

Georges“A não indicação do SINASEFE-IFBA para o CONSUP foi mais estratégia inescrupulosa e ilegal do reitor do IFBA, Renato Anunciação. Ele está inconformado com o resultado das eleições e resolveu nomear outra entidade sindical para ocupar a cadeira que é nossa há anos! Foi um ato autoritário, bárbaro e inconstitucional. Por isto, o nosso Jurídico entrará com um mandado de segurança para garantir o lugar da nossa Seção Sindical no Conselho”, protestou o coordenador de Assuntos Jurídicos do SINASEFE-IFBA, Georges Rocha.

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens