
Delegação da Seção IFBA participa de 170° Plenária Nacional do SINASEFE, realizada no último final de semana
No último sábado (19/02) e domingo (20/02) foi realizada a 170° Plenária Nacional do SINASEFE, de forma online via plataforma Zoom. O SINASEFE-IFBA teve como representação o coordenador de Assuntos Jurídicos, Reuber Araújo; o filiado Matheus Santana como delegado da base e coordenadora de secretaria, Camila Félix, como observadora da base.
No primeiro dia da Plena, que foi marcado pelos informes da Diretoria Nacional e das seções, a observadora Camila Félix falou sobre a participação na plenária do FONASEFE/FONACAT; participação na organização do Fórum Baiano das Entidades, que aconteceu no dia 15/02; apoio para vítimas das enchentes na Bahia; construção de edital de solidariedade aos filiados/as em situação de vulnerabilidade; participação na Construção do ato na Bahia do 8 M; construção de edital de edital do 8M; finalização do edital do Novembro Negro; AGEs e reunião com CRs para fortalecimento do trabalho nos campi; conclusão da reforma da sede. Matheus apresentou o informe sobre a deliberação da assembleia do SINASEFE sobre o estado de greve sanitária.
No período da tarde e noite foram realizadas discussões sobre a conjuntura, lutas da categoria, campanha salarial, indicativo de greve e iniciado o debate com as propostas de encaminhamentos. Além disso, foi aprovado o Encontro Nacional de Mulheres, que acontecerá ainda esse semestre. Para a realização, foi criada uma comissão de mulheres, sendo formada por duas integrantes da DN e quatro da base. A sessão IFBA contará com a participação de Camila Félix.
No domingo (20/02) foi discutido o 34ª CONSINASEFE, que será o Congresso Eleitoral realizado entre os dias 12 a 15 de maio, em Brasília, também teve apresentação e votação das propostas das comissões. O tema aprovado foi “Educação não é mercadoria! Derrotar Bolsonaro, o neofascismo e o neoliberalismo”. Ao decorrer do dia foram discutidos e votados os encaminhamentos.