WhatsApp Image 2018-08-28 at 21.00.37

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

ago 29 2018
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Hoje é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data é uma alusão ao I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), realizado em 29 de agosto de 1996, que reuniu, pela primeira vez, no Brasil, mais de cem mulheres lésbicas para discutir, rever conceitos e lutar pelos seus direitos.

A mulher lésbica enfrenta muitos obstáculos para ter uma vida plena de direitos, alguns desses obstáculos fazem parte das necessidades básicas de qualquer cidadã: acesso a saúde, mercado de trabalho, educação e segurança.

Em relação à violência, a situação é assustadora. Em março deste ano, foi lançado o primeiro Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Lesbocídio – As histórias que ninguém conta. O documento indica que, entre 2000 e 2017, foram registrados 180 homicídios de lésbicas. Os 3 últimos anos – 2014 a 2017 –, os registros apontam 126 assassinatos de lésbicas no país, período que revela a maior concentração desde o início do Dossiê. A opressão às minorias precisa ser combatida diariamente e pode ser feita independente da sua cor, classe, crença e identidade de gênero. Diga não ao preconceito!

Acesso ao Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil: http://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/fontes-e-pesquisas/wp-content/uploads/sites/3/2018/04/Dossi%C3%AA-sobre-lesboc%C3%ADdio-no-Brasil.pdf

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens