Barca

Discentes do Campus Juazeiro são estimulado(a)s a trocar experiências literárias

maio 11 2016
(0) Comentários

A leitura é uma importante ferramenta para a construção do vocabulário, do senso crítico, para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, e, entre tantos outros benefícios, para a formação cultural e política do(a) cidadão/cidadã. Com o objetivo de desenvolver leituras e identificar quais efeitos de sentido cada aluno(a) pode explorar e expor para o(a)s outro(a)s colegas, o professor de leitura e produção de textos do Campus Juazeiro, Tiago Farias, resolveu criar o projeto “A leitura, a barca”.

Semanalmente, são realizados encontros para discutir o desenvolvimento das leituras e, no final do semestre letivo, o(a)s discentes participantes pegam o livro, apresentam a história, procuram o(a) dono(a) do livro que escolheu para ler, entrega-o e espera para receber o seu. “É uma troca de informações e experiências. A concepção do projeto nasceu da inspiração de ver os barquinhos na orla de Juazeiro e tentar atrelar isso à leitura. O professor de Desenho Técnico Everardes Públio criou o barco. Depois disso, fui procurar um artesão, Seu Zé de Piranha, para construir a barca. A partir daí, comecei a estruturar o projeto. A barquinha surgiu como uma metáfora, relacionada à ideia do rio, de remar, de sair”, explica Farias.

Leitura na barca

O professor conta que a adesão e o feedback têm sido muito positivos por parte do(a)s aluno(a)s do ensino técnico do IFBA Juazeiro, público-alvo do projeto, e também por parte do corpo docente. “Ele(a)s voltaram a ler de forma prazerosa e a ficar à vontade para as discussões e diálogos, sem a exigência de uma avaliação. ‘A leitura, a barca’ é uma tentativa da leitura por fruição, pois o(a) aluno(a) do ensino técnico, em geral, não tem muito acesso à leitura de textos literários. E a Literatura é um campo de significados múltiplos, que amplia, de maneira muito significativa, a maturidade intelectual e o conhecimento de mundo”, acrescenta o idealizador.

Imagens: Reprodução

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens