
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O Iº CONGRESSO REGIMENTAL DO SINASEFE – SEÇÃO SINDICAL IFBA
A Diretoria Executiva do Sindicato Nacional do(a)s Servidore(a)s Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFBA, seguindo as determinações regimentais e da Assembleia Geral Extraordinária, realizada dia 27/04/2018, que alterou a forma para procedermos com as alterações no Regimento Interno da Seção IFBA (de Assembleia Geral para Congresso Regimental), CONVOCA o Iº CONGRESSO REGIMENTAL DA SEÇÃO IFBA, a realizar-se no período de 29 de junho a 02 de julho de 2018, na cidade de Salvador-BA, cujo tema central será: “A conjuntura política atual e os desafios do SINASEFE diante do cenário de opressões e retirada de direitos no IFBA”
Ao mesmo tempo que informa sobre:
- A ESCOLHA DE DELEGADOS(AS)
Com base nas normas do regimento, aprovadas em Assembleia Geral Estadual, a eleição de delegados(as) para o congresso acontecerá entre os dias 12 e 21 de junho e também prevê que seja eleito(a) um(a) delegado(a) de acordo a proporção de 20 filiados(as) nos campi, Reitoria e Colégio Militar do Salvador. Ou seja, o campus que tiver um percentual maior de filiados(as) terá um número também maior de delegados(as).
Para fins dessa eleição , serão considerados(as) apenas os(as) servidores(as) que realizaram a sua filiação até o dia 1 de maio de 2018. Além disso, será imprescindível a presença de 5 (cinco) servidores(as) em assembleia para eleição cada delegado(a) que o campus faça jus.
- INSCRIÇÃO DE TESES
O Congresso Regimental, que terá como tema “A conjuntura política atual e os desafios do SINASEFE diante do cenário de opressões e retirada de direitos no IFBA”, visa discutir e aprovar o temário, promover mudanças no regimento da seção, debater e votar as teses da conjuntura, assim como aprovar o plano de lutas da seção. Os interessados devem enviar suas teses, planos e propostas de alteração regimental para o e-mail: congressosinasefeifba@gmail.com, até às 23:59h do dia 12 de junho .
- DOS ÓRGÃOS DO CONGRESSO
O Congresso contará com o suporte de dois órgãos: Plenárias Deliberativas e Grupos de Trabalho (GT’s). Os GT’s, que antecedem as Plenária Deliberativas, serão responsáveis por debater as teses, planos de lutas e propostas de mudanças regimentais. As sugestões advindas do GT’s deverão contar com 20% dos votos nos mesmos para deliberação da plenária. Em caso de sugestões de modificações, a Comissão Organizadora, que poderá contar com apoio de uma assessoria técnica, deverá sistematizar essas informações.
Além disso, compete a Comissão Organizadora indicar a direção das mesas durante as plenárias. Cabe também a cada GT eleger um(a) relator(a) e um(a) coordenador(a) e expor no início do congresso as regras de apresentação e debate nos GT’s.
Em relação a deliberação nas plenárias, se dará por maioria simples, sendo a votação precedida por 1 (uma) ou 2 (duas) defesas a favor ou contra ao tema a ser votado, com o tempo máximo de 4 (quatro) minutos. As propostas de modificações regimentais deverão se dar por artigo ou por proposição diferente destas em plenária.
- DINÂMICA DO CONGRESSO E DE SUAS ETAPAS
Os trabalhos do congresso, bem como as etapas que o antecedem, desenvolver-se-ão de acordo com o calendário e programação a seguir:
25 de maio de 2018 – Publicação da convocatória do congresso.
1 de Junho de 2018 – Publicação do total de filiados por campi
12 de Junho – Data limite para recebimento de teses de conjuntura, plano de lutas e proposta de alteração regimental.
13 de junho – Publicação das teses, planos e propostas de mudanças regimentais.
12 à 21 de Junho – Período para eleição de delegados(as) por campi. A eleição deverá ser precedida por debates das teses, planos e propostas de mudanças regimentais;
22 de Junho – Publicação da delegação eleita.
29 de Junho – Chegada e acomodação das delegações
- PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
29 de Junho (sexta-feira)
18:00h às 19:00h – Mesa de saudação (Direção Nacional, CSP CONLUTAS, Direção Estadual, Partidos de esquerda, PT, PSOL, PSTU, PCB, PCdoB e sindicatos convidados);
19:00h às 21:00h – Apresentação das Teses de conjuntura;
21:00h Confraternização.
30 de Junho (sábado)
09:00 h às 12:00 h – GTs de discussão e definição das teses de conjuntura para construção da tese guia.
14:00 h às 16:00 Votação da tese guia em plenária.
16:00h às 16:30h – Coffee Break – Momento Cultural
16:30h às 18:30h – Apresentação dos Planos de Lutas.
1 de Julho (domingo)
9:00h às 11:00h – GTs sobre os planos de luta;
11:00h às 13:00h – GTs sobre alteração regimental ;
14:30h às 17:00h – Definição das alterações regimentais e do Plano de Lutas em plenária;
17:00h – Coffee Break – Momento Cultural.
2 de Julho (segunda-feira)
9:00h às 16:00h – Participação no cortejo de 2 de Julho.
16:00h – Início do retorno das delegações.
- CREDENCIAMENTO
O credenciamento da delegação ocorrerá a partir das 18h do dia 29/06 até às 12h do dia 30 de junho no espaço do congresso, que será divulgado em breve.
- HOSPEDAGEM
A hospedagem dos delegado (a) s, bem como do (a) s convidado (a) s da comissão organizadora, será assegurada pela seção local
- CRECHE
As sindicalizadas e os sindicalizados contarão com suporte de creche para as crianças de até 12 anos. Para tanto deverão solicitar o serviço a comissão organizadora em prazo a ser divulgado em breve.
Baixe aqui o edital completo;
Baixe aqui o Regimento Interno do SINASEFE-IFBA.