
Edital Mulheres 2021 | Projeto ‘Mulheres que lutam e que fazem história no SINASEFE-IFBA’ realiza live nesta terça-feira (20/04), às 19h
O projeto ‘Mulheres que lutam e que fazem história no SINASEFE-IFBA’, contemplado pelo Edital Mulheres 2021, realiza nesta terça-feira (20/04), às 19h, uma live no Google Meet.
A iniciativa propõe um resgate à memória do sindicato e uma homenagem às mulheres que fundaram, construíram, inspiraram e ainda inspiram a luta sindical. Este encontro contará com a participação das filiadas aposentadas e idealizadoras da iniciativa: Carmelita Osório, Rosa Mota e Vilma Urpia. A mediação ficará por conta da coordenadora de assuntos de pessoal docente do SINASEFE-IFBA e diretora do SINASEFE Nacional, Marlene Socorro.
O SINASEFE foi fundado em 18 de julho de 1990, em uma assembleia que reuniu 63 filiadas(os). Ao longo desses mais de 30 anos inúmeras lutas foram travadas, várias greves, ocupações, atividades com greve de fome, processos judiciais por reajustes salariais e sempre com a participação aguerrida de mulheres em fóruns locais e nacionais, assembleias, atividades de ruas, representando a entidade em diferentes espaços. Atualmente, grande parte das servidoras que ingressaram na entidade encontram-se aposentadas e representam em média 34% da base filiada.
Com a pandemia do novo Covid-19, a vida dessas mulheres que se encontram no grupo de risco mudou completamente. Passaram a ter uma dinâmica muito específica e desafiadora, precisaram se adaptar e se encorajar para manter uma rotina saudável e feliz. Essa atividade é dedicada às mulheres de garra que participam de forma assídua da vida sindical. Esperamos todas as servidoras e trabalhadoras terceirizadas do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Colégio Militar de Salvador (CMS).