Ocupação

Estudantes ocupam onze campi do IFBA

nov 09 2016
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A juventude baiana tem dado exemplo de garra e resistência contra o pacote de maldades do Governo Temer e está conquistando cada vez mais escolas no processo de ocupação. No IFBA, o(a)s estudantes dos campi de Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista estão na luta contra a Reforma do Ensino Médio, a PEC 55 (antiga 241) e o Escola Sem Partido.

O(a)s estudantes têm realizado manifestações dentro e fora das unidades do Instituto, a exemplo de aulões, cine-debates, oficinas, passeatas, fechamento de ruas e mobilizações para conquistar o apoio do(a)s pais/mães e da sociedade. Em Eunápolis, por exemplo, a ocupação começou no dia 24 de outubro e, desde então, as atividades acadêmicas estão paradas e o(a)s estudantes têm realizado atividades de formação política e social, discutindo temas do movimento negro, LGBT, feministas. Em apoio ao dia de deflagração da greve geral, ele(a)s farão um ato na manhã desta sexta-feira (11) e fechará a BR 101.

No IFBA Paulo Afonso, ocupado desde o dia 18 de outubro, o calendário do integrado está congelado e o movimento estudantil tem, recorrentemente, conversado com os pais do(a)s aluno(a)s e a comunidade para garantir o apoio à ocupação e a agenda de luta. Nesta sexta-feira, ele(a)s realizarão uma passeata em conjunto com a classe trabalhadora, logo no início da manhã, em uma das principais vias da cidade.

“São a energia, a iniciativa e a criatividade do(a)s estudantes que estão nos inspirando e nos dando ainda mais força para entrar na luta contra as ações avassaladoras desse governo golpista. O nosso embate começa nesta sexta-feira (11) e contamos com a participação dos movimentos estudantis e de toda a classe trabalhadora para construirmos a maior greve de todos os tempos! Não aceitaremos virar massa de manobra e perder qualquer direito que lutamos tanto para conquistar”, garante o coordenador da Regional 01 do SINASEFE-IFBA, Vicente Almeida.

A Direção do SINASEFE-IFBA vem apoiando as ocupações e, em breve, visitará os campi ocupados para prestar solidariedade e fortalecer a unidade entre o(a)s estudantes e o(a)s trabalhadore(a)s em luta no IFBA.

 

Imagem e vídeo: Reprodução

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens