Homenagem ao professor Josias de Almeida Seixas: um legado para Educação Profissional da Bahia

maio
(0) Comentários

No dia 15/05, perdemos o querido amigo Josias de Almeida Seixas, aos 99 anos.

Professor Josias, como era conhecido por todas(os) em seu período de atuação desde à Escola Técnica de Salvador, era o docente aposentado vivo mais antigo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Sempre ao lado do SINASEFE-IFBA, foi um querido amigo e filiado da nossa entidade sindical desde a fundação até o seu último dia de vida.

Vindo de Recife (PE), foi nomeado em 10 de julho de 1945, em caráter interino, para ensinar na Escola Técnica de Salvador nos cursos de Mecânica, Fundição e Serralheria. Após 10 anos, prestou concurso para Fundição, foi aprovado e efetivado, garantindo sua permanência por mais 30 na instituição. Ao todo, foram 40 anos dedicados ao curso de Metalurgia e à Educação Profissional da Bahia. Entre 1952 e 1961, a Escola Técnica tinha como diretor o professor José Macedo. Por conta de um grave acidente sofrido, o diretor precisou se afastar e o cargo foi assumido pelo professor Josias Seixas. Foi durante a sua gestão como diretor substituto que aconteceu uma importante mudança, foi instalado o conselho de representantes e a Escola teve a sua primeira eleição, momento em que foi eleito Walter Orlando D’Oliveira Porto.

Durante o 13º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS), realizado no dia 29 de julho de 2016, em Salvador, o SINASEFE-IFBA prestou uma homenagem ao professor Josias Seixas. Na ocasião, foi entregue uma placa (como ilustra a foto acima) ressaltando a competência, a dedicação e o compromisso dele com a Educação Pública de Qualidade ao longo de toda a trajetória profissional.

Em 2019, no começo desta gestão, a coordenação de secretária, o departamento financeiro e a assessoria de comunicação do SINASEFE-IFBA entraram em contato com a família de professor Josias para agendar uma entrevista. Diante de suas condições de saúde, os familiares não autorizaram que a visita fosse feita e justificaram de forma compreensível que o acesso à algumas memórias seria arriscado para o professor.

Em 2009 foi publicado o documento Cem anos de educação profissional no Brasil História e memória do Instituto Federal da Bahia: 1909-2009, que conta com a colaboração do professor Josias Seixas e este emocionante depoimento que contempla a sua passagem:

“Eu amei meu trabalho, foi pelo amor, pela dedicação, pela entrega total, eu dei nesses quarenta anos um pouco de mim para, hoje, uma escola tão grandiosa como é o IFBA, eu tenho uma parcela de coisas que eu realizei: de portarias, de determinações, fui o homem festeiro da escola, fui o homem da parte social da escola junto ao dia do funcionário, ao dia do professor, as festas natalinas, eu sempre dirigi tudo isso, as grandes exposições que a escola fez, eu fui privilegiado, cujos documentos eu tenho através do meu currículo vitae.”

Nós do SINASEFE-IFBA, agradecemos por termos compartilhado da generosidade, sabedoria e companheirismo do querido e saudoso amigo Josias de Almeida Seixas. Seu legado e memória seguem vivos e presentes em nossos corações e nossa história do Instituto Federal da Bahia e da seção sindical.

 

 

Baixe aqui o documento “Cem anos de educação profissional no Brasil História e memória do Instituto Federal da Bahia: 1909-2009”, publicado em 2009.

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens