
Mestre Moa do Katendê é o homenageado do Novembro Negro 2018 do SINASEFE-IFBA
Celebrando o mês da Consciência Negra, o SINASEFE-IFBA realizará na próxima quinta-feira (29), a partir das 15h, no auditório do sindicato, localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Novembro Negro 2018 – Ano Moa do Katendê.
O evento visa promover um debate, por meio de manifestações artísticas, sobre a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo.
De acordo com a coordenadora geral do SINASEFE-IFBA, Rosangela de Barros Castro, pela forma como Mestre Moa do Katendê viveu dedicado a cultura e a sua preservação, já teríamos motivos suficientes para prestarmos uma homenagem. “Infelizmente, Mestre Moa foi assassinado por defender o que acreditava e se tornou um mártir da resistência negra na luta antifascista. Então, nada mais adequado do que rendermos esta justa homenagem a alguém que em vida deu tantas contribuições para sociedade e para o fortalecimento de nossa identidade cultural de matriz africana”, conclui a coordenadora.
Mestre Moa do Katendê era um homem negro, capoeirista angola, compositor do Bloco Ilê Aiyê e fundador do Afoxé Badauê. Através da sua arte, ligada às tradições afro-baianas, contribuiu para educação e formação de muitos(as) jovens periféricos(as). Na noite do dia 7 de outubro, após resultado do primeiro turno das eleições, perdemos Mestre Moa do Katendê de forma trágica e violenta. Sua morte simboliza a escalada do fascismo, presente no discurso do presidente Jair Bolsonaro e de outros(as) políticos(as) que acreditam na violência, na opressão e em medidas extremistas.