
Moção de repúdio ao reitor do IFBA por sua ação autocrática em desabilitar o SINASEFE-IFBA da representação sindical no CONSUP
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
Depois que assumiu a gestão do IFBA, o reitor Renato Anunciação vem desenvolvendo uma postura antissindical de perseguição e combate aos direitos do(a)s servidore(a)s, duramente conquistados pela categoria, a exemplo da universalização das 30 horas e de uma jornada de trabalho docente construída coletiva e democraticamente inspirada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por conta dessa postura, a categoria, junto ao Sindicato, realizou a maior greve do IFBA, que ocorreu em 2015 e durou 120 dias. Até hoje, a Reitoria permanece ameaçando esses direitos duramente conquistados.
A comunidade do IFBA expressou sua indignação e inconformismo mais uma vez, em agosto de 2016, nas urnas, durante à eleição para o CONSUP, na qual a oposição ganhou 100% dos cargos titulares, o que deixou a Reitoria sem a maioria. Essa derrota eleitoral fez com que o reitor, a partir de uma manobra arbitrária, tirasse a representação do SINASEFE-IFBA do Conselho Superior para reconquistar artificialmente uma maioria rejeitada pela comunidade.
Desta forma, a 145ª Plenária Nacional do SINASEFE delibera por expressar seu repúdio à decisão do reitor do IFBA, Renato Anunciação Filho, pelo seu caráter explicitamente antidemocrático e desrespeitoso, de excluir a entidade representativa do(a)s servidore(a)s, o SINASEFE-IFBA, da sua legítima e histórica representação no Conselho Superior do IFBA.
O(a)s servidore(a)s do IFBA jamais esquecerão este ato autoritário e inaceitável!