
Não toleramos, nem toleraremos mais assédio!
Não toleramos, nem toleraremos mais assédio!
O SINASEFE-IFBA, em 2022, pôs em pauta o combate ao assédio. E, em abril, promoveu o encontro Assédio e outras opressões na saúde do trabalhador, em que as(os) servidoras(es) do IFBA conversaram com Heide de Jesus Damasceno, Deivid Cassiano dos Santos e Reuber Araújo Silva, que coordenam, respectivamente, a Comissão Permanente de Combate ao Assédio do Campus Salvador, a Comissão Permanente de Promoção da Saúde Mental do Campus Salvador e os Assuntos Jurídicos da Seção Sindical. A conversa foi rica e permitiu caracterizar e detalhar, com bastante precisão, várias práticas de assédio no IFBA, constatar e entender o sofrimento e o adoecimento de assediadas/os e definir algumas ações para enfrentar o problema.
O próximo passo do sindicato será uma campanha pela intolerância ao assédio, que se inspira na poderosa e simbólica frase de Ângela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.
Parafraseando Davis: Numa sociedade – e em suas instituições – em que o assédio está naturalizado, não basta não ser assediador, é preciso ser antiassediador e antiassédio.
A campanha e as ações dela exigidas serão coordenadas pelas diretorias de combate à opressão do SINASEFE-IFBA e do SINASEFE Nacional. E vão procurar, localmente, estabelecer diálogo e parceria com as Comissões de Combate ao Assédio instaladas nos campi do IFBA e com os Grêmios e Diretórios Acadêmicos, coordenados pelos estudantes. Essa parceria colaborativa foi umas das diretrizes estabelecidas na conversa de abril de 2022.
O mote central da campanha vai ser a frase parafraseada de Ângela Davis e todas as suas derivações, como exemplo: É urgente: não tolere o assédio! Diga: Chega ao assédio!
E a intolerância ao assédio será estendida a todas as outras formas de opressão, das quais, muitas vezes, o assédio é parceiro fiel ou consequência. Então: Chega de assédio, racismo, machismo, homofobia, transfobia, aporofobia, nazismo, belicismo, fascismo…
O SINASEFE propõe que: i) combatamos e denunciemos todos os casos de assédio e de outras opressões; ii) sejamos intolerantes com todos que praticam, disseminam, divulgam, toleram o assédio e todas as formas de opressão; iii) combatamos o assédio e outras opressões em todos os espaços e jurisdições: em casa, no trabalho, na escola, no bairro, no município, no estado.
A campanha também enfatizará que o assédio e as opressões crescem e operam no “silêncio dos bons”. Por isso, a discordância tímida ou silenciosa não basta mais. Não basta mais a empatia! Colocar-se no lugar do outro, do oprimido, e identificar-se com o seu sofrimento não é mais suficiente! É preciso ser intolerante com todas as fontes de opressão e de sofrimento.
E o SINASEFE-IFBA está dizendo “basta”! E vai escrever isso na camiseta, no cartaz, na tatuagem, no bilhete, no guardanapo, nas colunas, na testa e, importantíssimo, no olhar!
E o SINASEFE também vai trabalhar pela responsabilização do assediador, do racista, do fascista… Chega de opressão e de ódio! Principalmente a opressão e o ódio impunes!
Se você quiser participar da campanha:
- E-mail: bastadeassedioeopressao@sinasefeifba.org.br
- Telefone: (71) 99238-3666
Se precisar de apoio do nosso jurídico:
- E-mail: reuber.ajsinasefeifba@gmail.com
- Telefone: (75) 98159-7971