
NOTA DE PESAR
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
O SINASEFE-IFBA vem a público se solidarizar com os familiares, amigos(as), colegas, alunos(as) e parceiros de luta do reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, de 60 anos, que cometeu suicídio na última segunda-feira (2), em um shopping de Florianópolis. Por conta de uma atuação extrema da Polícia Federal, que o expôs à execração pública, o reitor decidiu tirar a própria vida em um momento de desespero.
A espetacularização dos fatos não deve jamais fazer parte das investigações de qualquer instância da Polícia, pois isso mancha a honra dos(as) envolvidos(as) e deixa sequelas muitas vezes irreparáveis.
A Direção do Sindicato se junta a tantas outras instituições que estão exigindo a apuração do caso e a implementação de medidas severas aos/às responsáveis. Infelizmente, isto não trará de volta Cancellier, no entanto poderá dar um pouco de paz aos/às que ficaram e que estimavam o reitor. É preciso que essa tragédia sirva para que situações como essas não se repitam. O direito ao contraditório é fundamental em qualquer investigação. Linchar publicamente um(a) investigado(a) é inadmissível, ainda mais quando não há provas, somente indícios. Continuaremos na luta por um Estado mais democrático, ético e respeitoso.
Imagem: Reprodução