Nota de Pesar | Falecimento de Mãe Bernadete Pacífico
O brutal assassinato da Ialorixá Mãe Bernadete Pacífico, líder da comunidade Quilombo Pitanga dos Palmares, é perturbador e mais um triste exemplo da violência praticada contra as lideranças de movimentos sociais, particularmente os que defendem o direito à terra, neste caso dos remanescentes quilombolas. E é, também, uma expressão de intolerância religiosa.
É importante que nossas vozes sejam levantadas para denunciar esse tipo de violência e apoiar todas as medidas legais e sociais que busquem a justiça para casos como esse. A violência contra quem luta por justiça e igualdade, bem como a discriminação religiosa são inaceitáveis e ferem profundamente toda sociedade e cada um e cada uma de nós. Ela deve ser combatida diuturnamente e de forma efetiva.
Afirmar publicamente seu repúdio, compartilhar informações e apoiar organizações e iniciativas que promovam a igualdade e a tolerância são algumas maneiras de contribuir para um mundo mais inclusivo e respeitoso.
Se você quiser tomar mais ações nesse sentido, pode considerar entrar em contato com organizações de direitos humanos e movimentos que lutam contra a intolerância religiosa para saber como ajudar. Juntos, podemos trabalhar para acabar com esses atos de ódio e promover o respeito e a harmonia em nossa sociedade.
Neste momento de profunda dor e revolta, nos solidarizamos com a comunidade, amigos e familiares.
Mãe Bernadete presente!!!!