
Nota de pesar: Falecimento de Mestre Moa do Katendê
Na noite de ontem (7), após resultado do primeiro turno das eleições, perdemos o multiartista e educador Mestre Moa do Katendê de forma trágica e violenta. Katendê e seu irmão, Germinio do Amor Divino Pereira – que segue internado -, foram esfaqueados por vizinho em um bar no Dique Pequeno, em Salvador, por terem criticado o candidato a presidente Jair Bolsonaro em discussão política.
Infelizmente, a morte de Mestre Moa simboliza o adoecimento da sociedade, o fascismo presente no discurso de Bolsonaro e outros políticos que acreditam que a solução para a violência é através da violência, da opressão e de medidas extremistas.
Mestre Moa do Catendê era um homem negro com a sua arte ligada às tradições afro-baianas. Foi capoeirista angola, compositor do Bloco Ilê Aiyê e fundador do Afoxé Badauê. O enterro acontecerá às 16h, no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas.
Neste momento de tristeza, em nome desta Seção Sindical, juntamos os nossos sentimentos de condolências e solidariedade a seus/suas familiares e amigos(as). Como forma de repúdio à opressão e violência, seguiremos lutando e dizendo que #ELENÃO.