WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.09.26

Nota de repúdio sobre a fake news de rombo nas finanças do sindicato

out 09 2019
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Diretoria Executiva do SINASEFE-IFBA vem, por meio desta nota de repúdio, elucidar e demonstrar a sua profunda indignação diante das recentes acusações à respeito da idoneidade desta seção sindical no que se refere à administração de recursos financeiros. Vale a pena salientar que este sindicato, em seus 29 anos de luta, sempre prezou pela transparência e honestidade com suas/seus filiadas e filiados e jamais se furtou ao enfrentamento de seus adversários. Em virtude dessa história aguerrida, a Diretoria Executiva do SINASEFE-IFBA nesta gestão 2019/2021 faz questão de compartilhar com a sua base o ocorrido e todas as medidas cabíveis que estão em andamento.

No dia 5/09 (quinta-feira), as(os) coordenadoras(es) tiveram acesso a uma montagem gráfica desrespeitosa, divulgada em grupos do Whatsapp e pelo Facebook, que se apropriou da identidade visual do importante seminário, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, intitulado de TIRE A MÃO DO NOSSO IF: Diálogos sobre a Educação Profissional e Tecnológica, que tratou sobre a política de desmonte e cortes do Governo Federal.

Card Original

WebCard Oficial

No webcard criminoso, além de constar a acusação de que a Gestão Resistência e Luta (2017/2019) teria roubado R$ 100 mil do sindicato, consta também, sem autorização, a marca do SINASEFE-IFBA (protegida pela propriedade intelectual). Considerando este panorama, recentemente o Congresso derrubou vetos a Lei 13. 834 de 2019, sancionada pelo Presidente da República, que torna mais grave ainda os crimes e as punições para quem semeia mentiras, calúnias, boatos e as fake news na internet ou quaisquer meios sob cunho eleitoral, informamos à base que no dia 11/09 o coordenador geral, Matheus Santana, o coordenador de assuntos jurídicos, Georges Rocha, o coordenador da Regional Metropolitana, Recôncavo e Sertão, Alex Ivo e a coordenadora de atividades culturais e esportivas, Teresa Bahia, junto com a advogada do SINASEFE-IFBA, Carolina Heim, foram à Delegacia de Polícia buscar informações sobre o processamento de investigação de crimes virtuais. 

Card Falso

WebCard Criminoso

Na ocasião, o coordenador geral também foi orientado como deve proceder às ofensas e acusações de roubo às finanças do SINASEFE-IFBA expressas pelo conselheiro fiscal do sindicato, Edson Nascimento, durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 10/09, na Sala de Convivência do Campus Salvador. 

Diante das situações desrespeitosas e afrontosas à honra e à lisura do Sindicato, dos seus diretores e todos que compõe a base, o SINASEFE-IFBA vem informar que está tomando as medidas judiciais cabíveis, inclusive registrando notícia-crime na Delegacia – com solicitação para que seja encaminhada ao núcleo especializado de Crimes Cibernéticos – para que sejam apurados os eventuais crimes digitais, crimes contra a honra do sindicato e seus diretores, crimes contra propriedade intelectual, crimes de falsidade documental e denunciação caluniosa.

Reiteramos que a nossa seção sindical sempre prezou e continuará atenta e transparente com os recursos arrecadados das(os) nossas(os) filiadas(os).  Temos cumprido com nossas despesas fixas, pagamento de funcionários, manutenção da estrutura, entre outros custos. Além disso, temos empregado recursos nas muitas frentes de luta que o SINASEFE compõe, que vão desde a realização de eventos, atividades e assembleias (dados que podem ser constatados, assim como os nossos balancetes, em uma rápida visita ao site, página do Facebook e Instagram). Não podemos perder de vista que em muitos momentos somos responsáveis pelo financiamento de ações que deveriam ser de responsabilidade do Instituto Federal da Bahia, como reuniões da CIS, ajuda a diversos conselheiros e conselheiras do CONSUP em seus deslocamentos às reuniões – isso tudo em um estado com as enormes dimensões da Bahia. Tratando sobre esse ponto, vale a pena destacar também que a nossa arrecadação é ínfima se comparada ao orçamento do Instituto, já que não representa nem 0,1%. 

Concluímos esta nota frisando que a nossa Direção Executiva é aberta a toda e qualquer crítica, debate, ao diálogo franco e às opiniões, especialmente as opiniões divergentes. Porém não temos compromisso com ilegalidade, crimes e acusações levianas. Sempre nos colocamos/colocaremos à disposição da base para dialogar sobre o SINASEFE-IFBA e sua importância, mas nunca de forma imprudente. Na mesma esteira, não tememos quem nos ataca e desejamos profundamente que tais pessoas divulguem quando e onde será o suposto debate marcado. Queremos estar lá, sem nenhuma objeção.

Pontuamos com veemência que abominamos essa onda de fake news que tem ganhado força nos ambientes virtuais e temos discernimento que esse modus operandi sempre é utilizado por adversários, sob o pretenso manto do anonimato, para atacar a honra, difamar e imputar graves ofensas a pessoas ou grupos.

Seguiremos resistindo e lutando!

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens