
Nota do Conselho de Representantes de Campi da seção IFBA
Nossa contribuição enquanto Trabalhadores/as em Educação é com a formação de sujeitos históricos-críticos, produzindo e acessando conhecimentos por meio das Instituições de Ensino. Essa conjuntura impacta no cumprimento da função social de nossa Instituição e na construção de um espaço acadêmico democrático, acessível e propício ao pensamento e à pratica reflexiva crítica.
Todavia, nestas mesmas Instituições, há uma reprodução perversa de relações de opressão e dominação, exigindo atenção inclusive ao nosso redor, para dar continuidade ao projeto de sociedade ao qual estamos atreladas/os, qual seja o de construir uma sociedade democrática, justa, igualitária e laica, com plena emancipação da classe trabalhadora em sua diversidade e erradicando todas as formas de discriminação e preconceito. Logo, qualquer simpatia ou apoio a perspectivas autoritárias e fascistas não encontram abrigo neste Sindicato.
Por fim, reiteramos que os/as Representantes de Campi possuem importante papel de articulação local, atuando como porta-voz dos pares e encaminhando o que é deliberado coletivamente nas instâncias sindicais, mantendo como princípios as resoluções e normas sindicais.