WhatsApp Image 2020-03-17 at 19.09.08

Nota Oficial | Covid-19

mar 17 2020
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Ontem (16/03), o SINASEFE–IFBA participou de algumas reuniões a respeito dos esforços e formas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 junto a gestão do IFBA, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e as demais entidades que representam as(os) trabalhadoras(es) da Educação e outras instituições de Ensino Superior do Estado. Representaram o SINASEFE–IFBA o Coordenador Geral, Matheus Santana, e a Coordenadora de Políticas Educacionais, Sílvia Lima.

Na reunião com a Direção Geral do Campus de Salvador com todas as chefias, direções e coordenações do campus a posição do sindicato foi a de não somente adotar as medidas preventivas e profiláticas necessárias e exigidas pelas autoridades sanitárias, mas também outras como: a suspensão das atividades no campus que abarquem servidoras(es) e discentes; recomendação ao isolamento voluntário a servidoras(es) e discentes que apresentem sintomas de gripe e resfriado e/ou tenham retornado de viagens do exterior nos últimos 15 dias e seguir todas as outras recomendações das autoridades sanitárias dos entes federados.

A suspensão por tempo indeterminado fica condicionada ao comportamento e evolução da doença, somado as orientações e determinações da Saúde Pública. Na ocasião, o sindicato reiterou a necessidade de que não houvesse tratamento diferenciado entre técnicas(os)-administrativas(os) e docentes (no que tange especialmente a suspensão das atividades administrativas-acadêmicas), muito menos qualquer tratamento diferenciado entre servidoras(es) e trabalhadoras(es) terceirizadas(os), priorizando que aquilo que for indispensável ao funcionamento da instituição seja feito remotamente e de acordo com a quantidade de demandas. O bem mais precioso, sem dúvidas, é a vida e a existência humana.

Posteriormente, na reunião com a SESAB, onde estavam presentes os secretários estaduais de Educação e Saúde, as entidades e instituições de ensino presentes defenderam a suspensão das aulas e das atividades por tempo indeterminado em todas as escolas, faculdades, institutos e universidades, etc. Contudo, a SESAB e a SEC avaliaram que a suspensão na Rede Estadual de Ensino se aplicaria somente as cidades onde havia casos registrados de Covid-19, como Salvador e Feira de Santana, facultando a suspensão nas outras instituições as decisões das próprias instituições de ensino e aos municípios que decretassem a suspensão; informaram também que as secretarias municipais de saúde de todas as cidades baianas estavam avaliando em tempo real junto a Secretaria Estadual de Saúde a evolução do Covid-19 e a necessidade de suspensão das aulas nas redes estadual e municipais.

O SINASEFE–IFBA foi convidado oficialmente a participar do Comitê de Prevenção ao Covid-19 instituído pela Reitora Luzia Mota e participou da reunião realizada no início da noite de ontem. O SINASEFE–IFBA, ciente da sua responsabilidade e missão, defendeu a suspensão imediata das aulas e das atividades em todos os campi do IFBA, contudo, em respeito a competência e autonomia das Direções-Gerais dos campi frente a Reitoria, a posição do SINASEFE–IFBA foi a de defender de forma IMEDIATA e EXTRAORDINÁRIA a convocação do Conselho Superior do IFBA – CONSUP – para que esse órgão colegiado máximo da instituição e representativo possa deliberar acerca da suspensão imediata das aulas e atividades por tempo indeterminado para todo IFBA, regulamentando tal decisão, para que se padronize a suspensão e todas as orientações acerca do combate à doença causada pelo coronavírus, a mesma posição adotada por outras instituições de ensino, como a UFBA, que convocará extraordinariamente o seu Conselho Universitário.

Hoje, 17/03, o CONSUP foi convocado de forma extraordinária e emergencial para às 13h, desta quinta-feira (19). O SINASEFE–IFBA, que tem assento no Conselho, defenderá o posicionamento de SUSPENSÃO IMEDIATA POR TEMPO INDETERMINADO DAS ATIVIDADES EM TODOS OS CAMPI DO IFBA, padronizando as orientações e determinações aos mais de 20 campi do IFBA, atentando-se as particularidades, o desempenho de atividades essenciais e indispensáveis à distância, bem como a adoção das medidas e exigências difundidas por todas as autoridades sanitárias do país. Ao mesmo tempo, conclama as(os) companheiras(os) da APUB Sindicato, que também tem assento no CONSUP, que defendam tal posição.

Pedimos: Cuidem de si e das pessoas próximas a vocês, sobretudo das(os) suas/seus amigas(os) e parentes que façam parte do grupo de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas, crianças, vulneráveis e etc. Ao vermos as injustiças sociais produzidas por séculos de desigualdade, exclusão e racismo, fica mais latente o sentimento de que precisamos resistir e lutar, lutaremos com as armas que temos, em meio ao oceano de contradições do modelo capitalista de produção que, de forma perversa, exclui e não privilegia o grande contingente de trabalhadoras e trabalhadores. Da nossa parte, ao que nosso alcance está, envidaremos todos esforços para defender os direitos, a integridade e a saúde das(os) trabalhadoras(es) do IFBA.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINASEFE – IFBA
(Gestão 2019–2021)

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens