Novembro Negro 2022 | ‘Dez anos de cotas raciais: o que mudou no Vale do São Francisco’ é o tema do VI Seminário DandaraZumbi

nov
(0) Comentários

O VI Seminário DandaraZumbi, contemplado pelo edital Novembro Negro 2022 do SINASEFE-IFBA, tem promovido atividades formativas no IFBA Campus Juazeiro. O evento teve inicio na tarde de ontem (22) e encerra nesta quinta-feira (24/11).

Nesta edição, a iniciativa terá como tema ‘Dez anos de cotas raciais: o que mudou no Vale do São Francisco’. De acordo com a programação, serão realizadas atividades como oficinas, minicursos e cine-debate que permitirão compreender como o tema do acesso à educação profissional e superior tem permitido o empoderamento das minorias sociais frente a um contexto que ainda silencia, oprime e destrói as vidas dessa população.

O racismo representa um sistema de exclusão a partir de desvantagens para um grupo por causa de sua pertença racial. Esse processo se torna mais danoso quando analisamos de forma interseccional, incluindo a perspectiva de classe e de gênero. As políticas de ação afirmativa, como as cotas raciais, têm sido entendidas como estratégias consequentes para o enfrentamento do racismo. O VI SEMINÁRIO DANDARAZUMBI propõe um diálogo e uma reflexão acerca dos 10 anos da lei de cotas raciais com um recorte local no Vale do São Francisco, debatendo as mudanças que ocorreram desde então.

Para participar das oficinas, minicursos, as(os) interessadas(os) devem preencher o formulário de inscrição. A iniciativa conta com a organização da docente do Campus Juazeiro, Andréia Macêdo.

PROGRAMAÇÃO

22/11 (segunda-feira)

18h30 às 21h | Dez anos de cotas: o que mudou no Vale do São Francisco? – Mário Cleone (professor de direito IFBA Campus Juazeiro) e Chirley Vanuyre (professora de direito FACAPE)

23/11 (terça-feira)

14h às 16h | Minicurso: Racismo, identidade e autoestima – Altair Paim (professor de Psicologia IFBA Campus Juazeiro)

14h às 16h | Oficina: Juventude negra em movimento: as experiências do Carrapicho Virtual – Manuela Ferreira da Conceição e João Victor (educomunicador(a) do Coletivo Carrapicho Virtual)

14h às 16h | Oficina Estética negra: maquiagem para pele negra – Larissa Kelly Paim (jornalista pela UNEB e graduanda em direito pela FACAPE)

14h às 16h | Oficina Estética negra: tranças – Alane da Silva Cruz (trancista)

14h às 16h | Oficina: EU NÃO VOU SUCUMBIR: literatura negra e vozes silenciadas – Raylane Nayara Souza (graduada em Ciências Sociais pela UNIVASF e mestranda em Educação pela UNEB)

18h30 às 21h | Cine Debate do longa-metragem Medida Provisória, de Lázaro Ramos

18h30 às 21h | Relato de experiências com estudantes e servidoras(es) cotistas.

24/11 (quarta-feira)

8h às 10h | Mesa Redonda: Identidade, heteroidentificação e acesso à Educação – Queilla Patrícia (UNEGRO), Elvisson Vitorio (discente do IFBA Campus Juazeiro), Sandra Bandeira e Lucas Brito (docentes do IFBA Campus Juazeiro)

10h30 às 12h | Diversidade, intolerância e relações étnico-raciais – Jorge Emanuel Luz de Souza (professor de história do IFBA Campus Jacobina)

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens