
Novembro Negro 2022 | Narrativas Negras e Indígenas: a República brasileira e a criminalização das margens é tema do evento que acontece no Campus Feira de Santana
O Novembro Negro e Indígena, contemplado pelo edital Novembro Negro 2022 do SINASEFE-IFBA, tem promovido atividades formativas no IFBA Campus Feira de Santana. A iniciativa, que acontece nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/11), realizou também atividades nos dias 16, 17 e 22 de novembro.
Nesta edição, a proposta soma também os debates sobre as temáticas indígenas e localiza o bicentenário da independência nacional para expor a tradição da educação colonizadora que encobre a violência simbólica imposta às matrizes silenciadas. Assim, esse ano, o evento apresenta o tema “Narrativas Negras e Indígenas: a República brasileira e a criminalização das margens”. A proposta de um evento propulsor da análise na perspectiva indígena, afro-indígena, africana e afro-brasileira é uma ação para refletir sobre resistências e lutas nas diásporas históricas e cotidianas, dentro de um entendimento de que os processos de independências foram diferentes, à medida que as matrizes africanas e indígenas construíram historicamente seus protagonismos e, desses, heróis e heroínas brasileiros que disputam o lugar nas narrativas sobre a construção da nação brasileira.
Para participar das oficinas, minicursos, as(os) interessadas(os) devem preencher o formulário de inscrição. A iniciativa conta com a organização da docente do Campus Feira de Santana, Patrícia Medeiros de Oliveira.
Programação
25/11 (sexta-feira)
7h às 12h20 | Ensaio das apresentações
7h às 15h | Intervenção artística – Revisão estética do espaço do Campus com o grafiteiro Pipino
26/11 (sábado)
8h às 10h | Apresentações das atividades interdisciplinares
10h às 10h20 | Intervalo
10h20 às 12h | Apresentações das atividades interdisciplinares