escola-toma-partido_ifba

PL Escola Sem Partido é tema de evento em Salvador

set 14 2016
(0) Comentários

O Projeto de Lei Escola Sem Partido será tema de um encontro promovido pelo Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia do Campus Salvador, nesta quinta-feira (15), às 13h30, no Auditório I (Bloco D). O evento contará com a exibição do documentário “A Escola Toma Partido”, do cineasta argentino Carlos Pronzato, e, logo após o filme, haverá um debate sobre o tema.

“Em tempos de disputa dos rumos da educação escolar brasileira e da ascensão das ideais conservadoras do Movimento Escola Sem Partido, o Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia do Campus Salvador assume a defesa de uma educação crítica e reflexiva, promovendo esse evento. Será uma excelente oportunidade de relembrar alguns ensinamos do filósofo italiano Antonio Gramsci, que diz que ‘Viver significa tomar partido. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida”, afirma o professor de Sociologia do IFBA Salvador Alberto Leal.

Pronzato – Argentino residente no Brasil, Carlos Pronzato é poeta e cineasta dedicado especialmente a temas sociais e políticos. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo enfoque na cultura, na memória e no protagonismo popular. Dentre seus mais de 50 documentários estão “O Panelaço, a rebelião argentina”, “Bolívia, a guerra do gás”, “A Bahia de Euclides da Cunha”, “Buscando a Salvador Allende”, “Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”, “Madres de Plaza de Mayo, verdade, memória e justiça”, “Marighella, quem samba fica quem não samba vai embora”. Seu trabalho foi reconhecido, em 2008, com o prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais) e, em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini, entre outras premiações.

 

Imagem: Reprodução

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens