WhatsApp Image 2019-07-17 at 19.16.26

Relato da participação do SINASEFE-IFBA na 160ª Plenária Nacional

jul 18 2019
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O SINASEFE-IFBA esteve presente durante os três dias de atividades da 160ª Plenária NACIONAL do SINASEFE em Brasília-DF. Aberta na última sexta-feira (12), a 160ª Plena teve início com um grande ato na Esplanada dos Ministérios contra os ataques da Contrarreforma da Previdência – que estava sendo votada naquele exato momento no Congresso Nacional – cortes do orçamento das IFE’s (Instituições Federais de Ensino), bem como o fechamento de unidades e campi e toda ameaça que representa o Governo Bolsonaro e o atual parlamento brasileiro: antipovo, ultraconservador e inimigo da classe trabalhadora. O ato unitário foi convocado pelas(os) estudantes que construiram o 57º Congresso da UNE (CONUNE), que também estava sendo realizado em Brasília-DF nos dias 10 a 14 de julho, na UnB e no Estádio Nacional Mané Garrincha. Estavam também presentes no ato os diversos movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e centrais sindicais.

Para saber mais sobre o 57º Congresso da UNE (CONUNE) clique aqui

A concentração começou na manhã da sexta, às 9h em frente à Biblioteca Nacional e seguiu para o Congresso Nacional por volta das 10h. O encerramento da manifestação foi às 14h, diante de um pesado bloqueio policial que impedia o acesso ao parlamento. Representantes estudantis e de movimentos sociais, sindicatos, partidos, centrais entoavam palavras de ordem e traziam falas importantes de cima de trios elétricos.

Após o ato, às 18h do mesmo dia, teve início a mesa de Análise de Conjuntura da 160ª Plena, no Hotel San Marco – Brasília/DF. Representantes da Direção Nacional do SINASEFE, ­CSP – Conlutas, FASUBRA, ANDES, FENET, CNTE compartilharam suas falas em uníssono, no sentido de resistir e organizar a classe trabalhadora brasileira frente aos diversos ataques do atual governo e seus símbolos fascistas. Em seguida foram abertas as inscrições para os presentes, breve discussão e posterior conclusão da mesa.

Na manhã do sábado (13), os debates recomeçaram às 8h, com aprovação da pauta e os informes da seção. O coordenador geral do SINASEFE-IFBA, Matheus Santana, deu os informes relatando o processo eleitoral pelo qual atravessou a seção no mês passado, a alteração regimental que previu a composição proporcional e com paridade de gênero, o cenário e as dificuldades encontradas pela atual gestão, o enfrentamento ao autoritarismo da atual gestão do IFBA e a luta pela nomeação e posse da professora Luzia Mota, reitora eleita do IFBA, com todo suporte político, financeiro e jurídico. Na oportunidade, Matheus Santana solicitou à Plena e à DN a devolução de valores à seção conforme decisão da 157ª Plena. Em seguida foram montados Grupos de Trabalho (GT’s) com o objetivo de debater sobre 3 eixos de atuação:

I – Relação com demais segmentos dos movimentos sociais (estudantes, campesinos etc);

II – Atos gerais da educação;

III- A relação com as centrais e as lutas contra os ataques e nossas reivindicações (TAEs, docentes e aposentados).

Os diversos encaminhamentos construídos pelos grupos foram levados para deliberação da Plenária.

Outra decisão importante dessa Plenária foi, mais uma vez, a alteração do 33º CONSINASEFE, que agora será realizado em Brasília – DF, nos dias 14 a 17 de novembro de 2019. Esse Congresso é estatuinte, ou seja, através das teses poderá haver alteração no Estatuto e Regimento do SINASEFE Nacional, caso aprovadas pelas(os) delegadas(os) presentes, além das teses políticas e de conjuntura.

Para saber mais sobre o 33º CONSINASEFE clique aqui

Um dia antes do início do Congresso, 13 de novembro, será realizado também o 2º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. Houve também informes da CNS (Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE) e da CND (Comissão Nacional Docente), que são as comissões técnicas que discutem as particularidades e demandas das carreiras que compõem a base do SINASEFE. O coordenador geral da seção IFBA também é membro titular da CNS pelo segmento Técnico-Administrativo e deu os informes pela Comissão.

No domingo (14), último dia da Plenária, houve debate e votação dos encaminhamentos dos GT’s, com aprovação de decisões importantes como a luta em defesa dos direitos das mulheres, tais como: educação sexual para prevenir, contraceptivos para não engravidar e aborto legal e seguro para não morrer.

Foi decidido também pelas(os) delegadas(os) presentes a eleição de uma chapa única para o Congresso da CSP – CONLUTAS, que terá 25 (vinte e cinco) delegadas(os) representando a Direção Nacional do SINASEFE. Outras(os) delegadas(os) poderão ser enviadas(os) para o congresso pelas seções sindicais.

Para saber mais sobre o 4º Congresso Nacional da CSP-Conlutas clique aqui

Vale ressaltar que nessa Plena foi comunicado às/aos presentes que haveria recomposição da Direção Nacional do SINASEFE através da substituição de alguns nomes indicados pelas diferentes Chapas que a compõem. Numa destas substituições a companheira TAE aposentada e componente do Conselho Fiscal do SINASEFE-IFBA, Rosa Mota, passou a compor a Direção Nacional do SINASEFE pela chapa Em Defesa da Classe Trabalhadora. Neste momento, portanto, o SINASEFE-IFBA possui dois de seus membros compondo a Direção Nacional do SINASEFE, a companheira Rosa Mota e o companheiro Saulo Campos, docente e atual coordenador de comunicação do SINASEFE-IFBA, indicado pela chapa Sonhar e Lutar. 

Para conhecer as chapas que compõem a atual Direção Nacional do SINASEFE clique aqui

Para ver quais são os membros das chapas que ocupam cargos na atual Direção Nacional do SINASEFE (2018-2020) clique aqui

Representaram o SINASEFE-IFBA na 160ª Plena o Coordenador Geral da nossa seção Matheus Santana (técnico-administrativo do Campus Salvador) como delegado da Direção Executiva Indicado pela Chapa 2; Rosa Mota (TAE aposentada) eleita delegada de base em Assembleia Geral e a Coordenadora de Assuntos de Pessoal TAE Júnia Alcântara (TAE do Campus Barreiras), observadora da Direção Executiva indicada pela Chapa 1. O coordenador de Comunicação de nossa seção e membro da Direção Nacional do SINASEFE, Saulo Campos (docente do campus Jacobina), também esteve presente pela Direção Nacional.

Para saber mais sobre a 160ª Plenária Nacional do SINASEFE clique aqui

Assista o vídeo do SINASEFE-IFBA no ato contra a reforma da Previdência em Brasília/DF: 

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens