Representantes sindicais

Representantes sindicais se reúnem para debater temas importantes para a categoria

mar 10 2016
(0) Comentários

Representantes sindicais dos campi de Barreiras, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Porto Seguro, Seabra e Vitória da Conquista compareceram, na última segunda-feira (7), a uma reunião com o SINASEFE-IFBA. Realizado no auditório do Sindicato, o encontro iniciou com uma mesa redonda, composta pelos professores Georges Rocha (coordenador geral), Rogério Lustosa (coordenador de Finanças) e Alberto Leal (docente do Campus Salvador). Os dois primeiros palestrantes fizeram uma análise da conjuntura política e o último uma exposição sobre os quadros nacional e local da Educação.

Após as apresentações, sob a mediação do professor Ronaldo Naziazeno (coordenador de Políticas Educacionais), ocorreu um debate com a participação da plateia. Pela tarde, o evento prosseguiu com palestras de representantes do movimento LGBT, da CSP-Conlutas e da ADUNEB – Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.

No encontro, o(a)s representantes de campi falaram sobre a flexibilização da jornada de trabalho do(a)s TAEs, denunciaram as perseguições sofridas por diverso(a)s servidore(a)s nos campi, as dificuldades estruturais do IFBA e a condição precária do(a)s terceirizado(a)s. Também foram discutidas ações de combate às opressões sofridas pelo(a)s trabalhadore(a)s, negro(a)s, gays, lésbicas, transexuais, movimentos sociais, entre outros.

Para o representante do Campus Euclides da Cunha, Humberto Teixeira, o evento foi muito proveitoso, pois adotou temáticas que o SINASEFE-IFBA até então não abordava. “Essa iniciativa coloca na pauta do sindicato itens que faziam falta na nossa agenda e que não podíamos ignorar. Além disso, aprendemos algumas noções com o(a)s palestrantes. Outro ponto importante é que já havia uma queixa antiga de que não tínhamos a presença do SINASEFE-IFBA nos diversos campi do Instituto, mas, com este tipo de ação, a gente tenta se aproximar do sindicato e o sindicato da gente”, avalia Teixeira.

“Esse encontro foi um pontapé importante para interiorizar a ação do sindicato, aproximar a instituição da realidade concreta do(a)s servidore(a)s do IFBA que estão fora da capital baiana e para debater temas importantes sobre as opressões e reformas conservadoras que temos enfrentado. Realizaremos com mais regularidade e maior amplitude este tipo de evento, pois queremos fortalecer a representação em cada campus, o trabalho de base, e gerar a descentralização do sindicato”, explica o coordenador de Finanças do SINASEFE-IFBA, Rogério Lustosa.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens