Revista Labor seleciona artigos para publicação; submissão até o dia 31/08

ago
(0) Comentários
PRAZO PARA SUBMISSÃO:

15/07/2021 a 31/08/2021

PUBLICAÇÃO:

Outubro de 2021

A Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE) atenta ao contexto marcado por retrocessos nas políticas educacionais, e pela intensificação e agravamento das desigualdades sociais e educacionais face à pandemia de Covid-19, propõe o aprofundamento dos estudos acerca da evasão em todos os níveis e modalidades de educação. A iniciativa de organização do presente Dossiê tem o propósito de estimular a produção de conhecimento sobre a evasão escolar em tempos de adversidades. Assim, o objetivo é compreender esse contexto, de modo a atuarmos no atendimento de demandas sociais e na análise e formulação de políticas e programas de combate e prevenção da evasão, em todas as instâncias do sistema educacional brasileiro. Os efeitos perversos e injustos das desigualdades, e da ausência de políticas específicas para esse fim, vem gerando a exclusão de crianças, jovens e adultos das instituições educativas. Nessa perspectiva, buscamos uma publicação que provoque pesquisadoras e pesquisadores a contribuir na produção do conhecimento, pois, assim será possível visibilizar saberes e fomentar políticas e práticas relativas à evasão na Educação Básica, Profissional e Superior. Após processo de avaliação, serão acolhidos os trabalhos que reflitam sobre os eixos temáticos a seguir:

– Aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos:

Discussão sobre teorias e métodos concernentes ao fenômeno da evasão.

– Panoramas e Contextos:

Diagnósticos e análise do contexto histórico e/ou atual acerca da evasão.

– Política e Gestão:

Estudos que abordem os tipos e as formas de políticas, legislação e gestão.

– Práticas e Tecnologias:

Experiências e práticas de prevenção e combate à evasão.

Questões de gênero, raciais e de pessoas com necessidades específicas.

Efeitos das tecnologias de informação e de comunicação em relação à evasão.

ORGANIZAÇÃO:

Rosângela Fritsch (UNISINOS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico). Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar. Integra os grupos de pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal; Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) – UFMG; e História, Política e Gestão da Escola Básica – UNISINOS; Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/UNISINOS); Trabalho Educação e Conhecimento – UFRGS. Diretora Acadêmica da ABAPEVE.

José Adelmo Menezes de Oliveira (IFS), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Tecnologia – Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT). Presidente da ABAPEVE.

Ana Paula Leite Nascimento (IFS), Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra e Graduada em Serviço Social pela UFS. Assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Lagarto. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero”. Membro do Conselho Fiscal da ABAPEVE.

Giuliana de Sá Ferreira Barros (IFNMG), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Membro do Conselho Científico da ABAPEVE. Membro da Comissão de estudos sobre evasão, permanência e êxito do IFNMG.

Cláudia Cunha Torres da Silva (IFBA), Doutora em Educação pela Universidad Del Mar – Cl (UDELMAR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Diretora Financeira da ABAPEVE. Presidente da Comissão de Permanência e Êxito do IFBA/Simões Filho. Membro do Grupo de Estudos em Formação Docente, Inclusão e Diversidade (GEFID).

As submissões deverão cumprir todos os requisitos das diretrizes para as autoras e os autores. O arquivo deve seguir o Template padrão da Revista.

Acessar a íntegra das orientações no link:

http://www.periodicos.ufc.br/labor/information/authors

Baixar o arquivo e editá-lo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/Template

  1. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela internet, através do endereço periodicos.ufc.br/labor.
  2. Os artigos enviados devem atender ao Foco e Escopo da revista.
  3. Os artigos não podem ser enviados à outra revista em menos de seis meses.
  4. Os artigos devem ter, no mínimo, um doutor entre os autores.
  5. Os artigos não devem conter identificação de autor e coautor no texto. Esta informação será preenchida na tela de metadados, no sistema eletrônico de editoração de revistas disponível no site periodicos.ufc.br/labor.
  6. A participação de cada coautor (se houver) deve ser incluída no sistema eletrônico periodicos.ufc.br/labor, na opção “comentários ao editor”.
  7. A menção aos coautores do artigo deve seguir as recomendações do sistema de especificação CRediT, que esclarece os papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Maiores detalhes podem ser conhecidos no Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT.
  8. Os artigos devem seguir a formatação do template da Revista Labor.
  9. O arquivo deve ser digitado em Word for Windows (extensão docx).
  10. O arquivo deve ter entre 12 e 24 páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, imagens, tabelas e referências.
  11. Os artigos escritos em português devem conter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. O artigo redigido em língua estrangeira, se for o caso, devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em língua distinta.
  12. O resumo deve obedecer ao limite de 230 (duzentas e trinta) palavras.
  13. As palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) devem ser digitadas após o resumo.
  14. Os artigos devem atender fielmente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  15. Nas referências, os títulos das obras e documentos devem estar em negrito, conforme exemplos na plataforma da Revista.

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens