
Rodada dupla de Assembleias elege delegado para 177° Plenária do SINASEFE e dialoga sobre futuro do Brasil em 2023
Na tarde da última terça-feira (8/11), o SINASEFE-IFBA realizou mais uma rodada dupla de Assembleias Gerais Híbridas, que contou com a presença de cerca de 30 participantes, sendo que 23 pessoas estiveram on-line e 7 filiadas(os) de forma presencial.
Por volta das 14h20, a AGH foi iniciada com a eleição de delegada(o) de base para a 177° Plenária do SINASEFE, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília. Por unanimidade os presentes escolheram o docente do Campus Jacobina, Saulo Daniel Campos, como delegado de base, e como observador o técnico-administrativo do Campus Salvador, Matheus Santana.
Como convocada no site, às 15h10, a mesa composta pela Diretoria Executiva do sindicato, representada por Marlene Socorro (geral), Rosa Mota (aposentadoria e seguridade social) e José Roberto de Andrade (combate à opressão), iniciou a 2° Assembleia Geral Híbrida. Na ocasião também estiveram presentes as coordenadoras Camila Félix (secretaria) e, de forma virtual, Fátima Santiago (comunicação) e Margarete Oliveira (regional Metropolitana, Recôncavo e Sertão) e Ianna Valiensi (regional Sudoeste).
Seguindo a pauta, foram dados informes sobre a realização do III Encontro do SINASEFE-IFBA com aposentadas(os) e pensionistas do IFBA e Colégio Militar de Salvador; o lançamento do Edital Novembro Negro 2022 para realização de eventos culturais e formativos; a continuidade da campanha de combate ao assédio; foi lida a resposta da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFBA, após reunião solicitada pela seção, ocorrida na última sexta feira, 4 de novembro. No comunicado a DGP informa que os descontos do auxílio-creche estará sendo suspenso após o credenciamento individual das(os) 450 beneficiárias(os) e que foi verificado a falha quanto ao benefício do vale transporte, referentes ao período do teletrabalho e que serão feitas as devidas correções. Foi ressaltado que, no caso do desconto do auxílio creche, terá sua regularização após o Ministério da Educação (MEC) autorizar depois do comunicado do IFBA. Além disso, a estudante do IFBA e membra do Unidade Popular, Tainara Souza, convidou a categoria para um ato contra o despejo das(os) moradoras(es) da Ocupação Carlos Marighella, prédio ao lado do Cine Metha Glauber Rocha, realizado na manhã da última quarta-feira (9/11) e também pediu apoio da Seção IFBA para o Seminário Nacional da FENET, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, no IFSP.
Após os informes, a advogada do SINASEFE-IFBA, Carolina Heim, foi convidada para atualizar as(os) filiadas(os) sobre o trabalho da Assessoria Jurídica. Na oportunidade, a advogada falou sobre os novos encaminhamentos da ação dos 28,86%, que se encontra em fase de apresentação da planilha atualizada com os dados de todas(os) as(os) substituídas(os) com os valores recalculados à Justiça; sobre a possibilidade de ingressar nas 3 ações que o Jurídico do SINASEFE Nacional obteve ganhos: auxílio-creche, restituição do imposto de renda sobre os juros das ações judiciais e devolução do Plano de Seguridade Social (PSS).
Durante a análise de conjuntura, a base comemorou a vitória do presidente Lula, no segundo turno das eleições, e discutiu sobre os desafios que serão enfrentados a partir de 2023. A coordenadora geral do SINASEFE-IFBA, Marlene Socorro, falou sobre a sabedoria em abordar as pautas do sindicato, como a PEC 32/2020. “Precisamos puxar o arquivamento da PEC, que Lula já demonstrou estar do nosso lado, mas temos que ter estratégia nessa mobilização para não enfraquecer o novo Governo e fortalecer a extrema direita, hoje representada pelos bolsonaristas”, pontua a coordenadora. A categoria refletiu que essa alternância de governo é atípica e que as disputas também serão amplas, considerando as alianças feitas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com outros partidos de centro/direita, que garantiu também a eleição.
Encerrando a Assembleia, foi aprovado o cancelamento da All Sul, que não é utilizado pelas(os) filiadas(os). Além disso, a Gestão Maria Felipa fez um balanço sobre o seu um ano de mandato com participação em atos e eventos, realizações de assembleias, editais, encontros e atividades. Também agradeceu a base pela confiança e construção conjunta.