WhatsApp Image 2020-05-04 at 22.11.50

Será que o funcionalismo público deve mesmo pagar a conta do covid-19?

maio 05 2020
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Em tempos de pandemia, os políticos brasileiros (aqueles que salvariam o país da destruição causada pela ‘velha política’) decidiram aplicar medidas de enfrentamento baseadas na covardia, oportunismo e desumanidade. O covid-19 surge como uma oportunidade perfeita para o governo de Jair Bolsonaro atacar o funcionalismo público.

Na última semana o Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que ‘os parasitas’, se referindo ao funcionalismo público, “não pode ficar em casa trancado com a geladeira cheia assistindo a crise (do coronavírus) enquanto milhões de brasileiros estão perdendo o emprego”. Além dessa declaração equivocada e ofensiva sobre uma categoria que sofre com o sucateamento do serviço público, a precarização do ambiente de trabalho e em muitos casos com um salário incompatível, o ministro tem estabelecido um acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), através da PLP 149/2020.

Este projeto de lei, em análise no Senado, pretende viabilizar recursos financeiros para estados e municípios brasileiros com o objetivo de recompor a arrecadação de ISS (imposto arrecadado pela prefeitura) e ICMS (imposto arrecadado pelos estados). Como contrapartida, as(os) servidoras(es) públicas(os) terão os seus salários congelados nos próximos 18 meses, a vedação das progressões funcionais e a suspensão de novos concursos públicos.

Precisamos lembrar, sobretudo para as(os) mais patriotas que dizem amar esse país, que quem tem se dedicado e arriscado a própria vida são justamente as(os) servidoras(es) públicas(os): são as(os) profissionais responsáveis pela prevenção e tratamento de pacientes com covid-19 ligadas(os) ao Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadoras(es) de universidades e instituições públicas que buscam por tratamentos eficazes contra o vírus, os policiais que garantem diariamente a nossa segurança, garis e servidoras(es) administrativas(os) que fazem parte de inúmeros órgãos. Será que essa conta deve mesmo ser paga pelo funcionalismo público?

Arte: Thais Mota

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens