Servidores debatem diversos assuntos importantes para a categoria

set 17 2015
(0) Comentários

Na assembleia geral estadual realizada ontem (16), no Auditório de Física do Campus Salvador, os servidores do IFBA discutiram o indeferimento da liminar contra o corte de salários dos grevistas, a pauta da 136ª Plenária Nacional do SINASEFE, escolheram um delegado da base da Seção IFBA para participar do evento e debateram uma forma de contribuição financeira dos sindicalizados, já que a cobrança da consignação não foi debitada no mês corrente.

Os servidores puderam tirar dúvidas a respeito do indeferimento da liminar, requerida no mandado de segurança nº 0027050-05.2015.4.01.3300, que tinha como objetivo impedir o corte de salários e a adesão compulsória dos servidores do IFBA à proposta unilateral de compensação lançada pelo Instituto. Foram analisados os aspectos da justificativa apresentada pela juíza para tomar a decisão e ela foi considerada sem fundamento jurídico e sem razoabilidade. A direção do Sindicato avisou aos presentes que já solicitou à sua Assessoria Jurídica uma nota técnica para orientar os servidores em relação à compensação dos dias não trabalhados durante a greve.

No momento seguinte, a professora do Campus Feira de Santana Roseli Afonso foi eleita a delegada de base e participará da 136ª Plena, do Encontro e da Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que serão realizados em São Paulo, entre os dias 18 e 20 deste mês.

Após uma avaliação do quadro político nacional e da greve da categoria, os servidores decidiram que os delegados da Seção Sindical devem apoiar a mobilização geral dos trabalhadores. O coordenador do SINASEFE-IFBA Rogério Lustosa foi designado para entrar em contato com a direção da CSP-Conlutas, a fim de articular um ato com os servidores em luta contra as recentes medidas de arrocho econômico e contra o bem estar do funcionalismo público, adotadas pelo Governo Federal.

Na assembleia, também foram feitos relatos das ocorrências no Campus Camaçari e foi destacado o apoio que o SINASEFE-IFBA tem prestado aos estudantes desde fevereiro de 2015. Os presentes decidiram continuar apoiando o movimento e irão participar hoje (17), às 12h30 e às 17h30, de protestos, no Campus Salvador, em apoio aos 19 estudantes punidos e denunciando o autoritarismo da Reitoria do IFBA.

Outro ponto importante do encontro foi o momento em que a direção sindical fez um relato sobre a suspensão da consignação da entidade, em virtude de falhas nos documentos enviados pela direção nacional do SINASEFE para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Depois, o SINASEFE-IFBA apresentou um balanço financeiro das contas do Sindicato, dos meses de agosto e setembro de 2015, no qual foi comprovada a sensível queda dos recursos, em função da não entrada de receita neste mês.

A direção apontou que, diante das novas despesas com a área pessoal, relativas às contratações da jornalista e da advogada, dos gastos que a entidade terá com 30º Congresso do SINASEFE em dezembro e a campanha contra o autoritarismo no Instituto, é necessário estabelecer um índice de reajuste nas contribuições dos sindicalizados, que deve ser parcelado, mas ainda será submetido à aprovação dos sindicalizados na próxima assembleia geral estadual, que acontecerá na sexta-feira (25), às 14h, na Reitoria do IFBA.

Além disso, ficaram agendadas a reunião da Direção do Sindicato, na próxima segunda-feira (21), e a reunião do Conselho de Representantes Sindicais, na sexta-feira (25), às 8h, na sede do Sindicato.

Fonte: SINASEFE-IFBA

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens