

SINASEFE-IFBA/CMS marca presença em ato de estudantes, nesta sexta-feira (11/08)
No início da tarde de hoje (11/08), a Gestão Maria Felipa do SINASEFE-IFBA/CMS, representada por Marlene Socorro (coordenadora geral) e Rosa Mota (aposentadoria e seguridade social), esteve ao lado de estudantes do Instituto Federal da Bahia, da rede pública estadual e municipal em um ato contra os cortes de verbas da Educação e pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM). A manifestação, convocada pela Associação Metropolitana dos Estudantes de Salvador (AMES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), foi realizada em frente ao Campus Salvador do IFBA, no bairro do Barbalho.
Em pleno dia de estudante, a juventude foi às ruas denunciar o corte de R$ 332 milhões de reais no orçamento do Ministério da Educação (MEC), anunciado no começo deste mês de agosto. Além disso, também trataram sobre o Novo Ensino Médio (NEM) que continua sendo implementado na maioria das escolas brasileiras, sucateando cada dia mais a nossa educação e tirando de jovens pobres o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. Entre faixas, cartazes, megafones e gritos de guerra como “aqui é Bahia e na Bahia fascista não se cria”, “a nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”, entre outros.
Na ocasião, a coordenadora Marlene Socorro também fez um importante discurso sobre o contexto histórico desse velho projeto que é o Novo Ensino Médio, parabenizou a força do movimento estudantil no enfrentamento aos ataques à Educação e destacou a ausência de docentes do campus em uma atividade tão necessária. Também estiveram presentes no ato representantes do União Popular (UP) e União da Juventude Rebelião (UJR).
O ato afirmou a potência da união de estudantes para lutar contra as sequelas deixadas pelo desgoverno do inelegível! Junte-se a nós!