denúncia

SINASEFE-IFBA cobra nomeação para o CONSUP

set 15 2016
(0) Comentários

Faltam menos de duas semanas para a 4ª Reunião Ordinária do CONSUP, que acontecerá próximo dia 29 e dará posse aos/às novo(a)s conselheiro(a)s que atuarão de 2016 a 2018, e a gestão do IFBA ainda não nomeou o sindicato que representa o(a)s servidore(a)s do Instituto, o SINASEFE-IFBA, para assumir o seu posto no Conselho. A entidade representa, desde os anos 90, os interesses do(a)s TAE e docentes do instituto e, pela sua trajetória de luta, sempre teve o seu espaço respeitado no CONSUP.

“A gestão do IFBA ficou extremamente insatisfeita com os resultados nas urnas nas eleições dos CONSUP, CONSEPE, CPPD e CPA. No CONSUP, a oposição foi eleita para as 15 vagas disponíveis. Em contrapartida, a gestão está planejando um golpe, um ataque à institucionalidade do SINASEFE-IFBA e à força do novo Conselho. Além de não chamar a Seção IFBA, está querendo modificar o poder discricionário do reitor, que sempre terá a palavra final nas votações se o seu plano der certo (indicando os membros para compor todas as vagas restantes no CONSUP). Isso é inconstitucional, pois o reitor não está respeitando os princípios da democracia. Estamos vivendo uma ameaça e precisamos reagir com força e à altura desta tentativa de golpe!”, conclama o coordenador de Assuntos Jurídicos do SINASEFE-IFBA, Georges Rocha. Ele conta que a Assessoria Jurídica do Sindicato está reunindo documentação para eventual medida jurídica contra a não inclusão da representação da entidade no CONSUP e estudando que medida tomar em relação à indicação de dois ex-estudantes sem a discussão de critérios para preenchimento dessas vagas.

O coordenador avisa que a Seção Sindical irá mobilizar e convocar toda a comunidade acadêmica e aposentado(a)s para uma assembleia geral, com pauta única: Respeito à legislação – A comunidade e a democracia na escolha da representação do(a)s trabalhadore(a)s e ex-estudantes para o CONSUP. Em seguida, haverá um almoço e vigília durante todo dia 29, para acompanhar a reunião.

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens