WhatsApp Image 2022-06-01 at 16.59.24

SINASEFE-IFBA, Comando de Greve e estudantes do Campus Salvador se unem em defesa da educação

jun 02 2022
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na última terça-feira (31/05), o SINASEFE-IFBA e o Comando Local de Greve participaram de uma Assembleia Estudantil, no Salão Nobre do Campus Salvador. Durante a atividade, foi discutida a necessidade de servidoras(es) e estudantes se somarem à greve contra os cortes e bloqueios de verbas destinadas para a educação e em defesa dos profissionais da área.

Na última sexta-feira (27/05), o governo Bolsonaro anunciou mais um bloqueio de verbas da educação na ordem de 3,2 bilhões, que representa 14,5% do orçamento e afetará em sua maior parte a Rede Federal. A situação é gravíssima, o bloqueio incidirá nos recursos destinados à manutenção dos Institutos Federais, como atividade de ensino, pesquisa e extensão, além dos serviços de limpeza, segurança, entre outros. Além disso, também acarretará demissões e desempregos.

A assembleia contou com a participação das entidades estudantis UEB, UBES e FENET. Elas ponderaram que a pauta de reivindicação da greve não é somente o reajuste salarial das(os) servidoras(es) públicas(os) federais, mas a defesa do futuro da juventude que, cada vez mais, vem tendo a sua educação ameaçada e comprometida por este (des)governo. Em âmbito nacional, trabalhadoras(es) e estudantes, por meio de suas representações sindicais e estudantis, vêm se reunindo para debater agendas de lutas e enfrentamentos neste momento de Greve. O movimento estudantil entende que a pauta é unificada, que agrega tanto as suas demandas, quanto a das(os) servidoras(es) da educação. Deste modo, nesta assembleia realizada no Campus Salvador, as(os) estudantes presentes declararam apoio à greve e aprovaram, por aclamação, uma carta aberta que será enviada à comunidade do IFBA.

Dia 09 de junho está previsto um grande ato de mobilização nacional, que reunirá estudantes e servidores das instituições federais de todo o Brasil. Já no dia 14, ocorrerá o Ocupa Brasília, ocasião em que os estudantes também estarão presentes na marcha em defesa da educação pública. Nessa direção, foi feita a convocatória para que todes se somem à luta.

 

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens