
SINASEFE-IFBA faz balanço de um mês de greve com últimas viagens para Jacobina, Irecê e Seabra
Ontem, dia 16 de junho, faz um mês que iniciamos a Greve das(os) servidoras(es) públicas(os) federais pela recomposição salarial de 19,99%. Neste período, o SINASEFE-IFBA realizou visitas presenciais, reuniões e assembleias locais com a Reitoria e 13 campi do Instituto Federal da Bahia: Santo Amaro da Purificação, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho, Porto Seguro, Eunápolis, Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Jacobina, Vitória da Conquista e Seabra. Além de atividades online em Santo Antônio de Jesus e Jequié.
A última viagem realizada pela Diretoria Executiva da Seção Sindical aconteceu nos dias 1 e 2 de junho. No dia 1/06, no começo da manhã, as coordenadoras Marlene Socorro (coordenação geral) e Rosa Mota (aposentadoria e seguridade social) participaram de um café, realizado no Campus Jacobina. A atividade, que teve como intuito dialogar com a categoria sobre as pautas da greve, contou com a presença de técnica(o)-administrativas(os) e docentes. De acordo com o membro do Comando Local, Saulo Campos, após o café foi realizado um ato pelas ruas da cidade, que durou mais de duas horas e teve cobertura de sites e rádios locais. “Ocupamos a Praça Rio Branco, em Jacobina. Marlene Socorro, Rosa Mota, Normando Lima e eu falamos bastante sobre a importância histórica do sindicato na luta, da sua atuação transparente e bem referenciada. Para nós, teve uma importância muito grande essa recepção com café da manhã e o ato, porque é preciso manter o ânimo das pessoas, manter o contato com a Direção do SINASEFE-IFBA e com a comunidade. Levamos para a comunidade externa a situação dos nossos salários, sobre a importância do Instituto Federal e o projeto de precarização que vem sendo pautado nos dois últimos governo, especialmente no governo Bolsonaro, e tivemos o apoio de estudantes egressos, representantes do PSOL e da APLB”, conclui o professor.
Na manhã do dia 2/06, as coordenadoras estiveram em uma Assembleia Local, realizada no IFBA Campus Irecê. De acordo com o docente Filipe Gomes dos Santos, o Campus está em estado de greve e já realizou 3 assembleias para tratar sobre a mobilização. “Essa reunião com o sindicato teve o objetivo de trazer para os servidores todo o contexto das discussões, quais as tentativas de negociação com o Governo, se teve resposta e como está sendo construído esse movimento. Além disso, também foi compartilhada a agenda de atividades para que o nosso Campus consiga se integrar mais à luta local e nacional”, pontou o professor.
Durante a tarde, foi realizada uma Assembleia Local no Campus Seabra. Segundo a coordenadora geral do SINASEFE-IFBA, Marlene Socorro, o diálogo com a base foi bastante proveitoso. “A atividade teve um caráter interessante, tivemos a presença significativa de servidoras e servidores que não são filiados ao nosso sindicato. Fizemos um debate qualificado, compartilhamos informações sobre os encaminhamentos da mobilização e também voltamos com novas filiações”, afirma a coordenadora.
Por fim, na última Assembleia Geral Híbrida, realizada no dia 10/06, foi aprovada com 103 votos favoráveis, 13 contrários e 11 abstenções a continuidade da Greve e a defesa dos Institutos Federais. Sigamos na luta!
Jacobina
Fotos: Valessio Brito/ Manifesta Jacobina
Irecê
Fotos: Arquivo Pessoal/ Filipe Gomes dos Santos
Seabra
Fotos: Arquivo Pessoal/ Marlene Socorro