
SINASEFE-IFBA inicia distribuição de kit com máscaras, álcool em gel e sabão líquido para filiadas(os) aposentadas(os)
Estamos enfrentando uma pandemia grave e o momento exige cuidados, proteção e solidariedade entre nós. Muito embora o Presidente da República Jair Bolsonaro esteja ignorando a situação de crise no país, defendendo o afrouxamento das medidas de contenção social para privilegiar a economia em detrimento da saúde do povo brasileiro, além de dar declarações absurdas e irresponsáveis em seus pronunciamentos, caracterizando a pandemia como uma “gripezinha”, e demonstrando nenhuma preocupação com a vida das pessoas de modo geral,e das(os) idosas(os), de modo particular, repudiamos veementemente tal postura e reiteramos a máxima que todas as vidas importam.
Além dessa crise sanitária, estamos também vivenciando uma crise política no país que pode influenciar a forma como os governos locais irão encarar as medidas de enfrentamento ao coronavírus, o que pode agravar ainda mais a situação. Em que pese todo esse contexto que estamos passando, o SINASEFE-IFBA tem pensado algumas ações de enfrentamento ao COVID 19, além disso fomos procuradas(os) por algumas/alguns de nossas(os) filiadas(os) aposentadas(os) quanto a possibilidade de atendê-las(os) nesse momento de pandemia. Diante disso, o SINASEFE-IFBA teve como iniciativa, ainda que simples, mas muito necessária, a distribuição de kit-prevenção para as aposentadas e aposentados que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que por vezes se encontram endividadas(os) e sem condições até de continuar contribuindo com o sindicato. A COVID 19, como todos sabem, tem atingido em cheio a população de idosas e idosos, a qual tem levado muitas(os) a óbito, sendo consideradas(os) um dos públicos do grupo de risco. Por acreditar que é também papel do sindicato se mobilizar para enfrentar esse cenário complicado que estamos vivendo, pensamos essa ação como forma de proteger a saúde e integridade de nossas(os) aposentadas(os), que há décadas vêm contribuindo para o fortalecimento dessa entidade sindical; entendemos que muitas(os) delas(os) estejam precisando de atenção e cuidados especiais nesse momento delicado. O Kit, que conta com os itens máscaras caseiras, álcool em gel 70% e sabão, é uma das alternativas que encontramos para o enfrentamento do coronavirus, sabemos que as autoridades sanitárias vêm alertando a sociedade sobre o uso das máscaras, álcool gel e a necessidade de estar sempre lavando as mãos com água e sabão, além da necessidade de ficar em casa, assim, esse kit pode ajudar a cumprir e ratificar essas recomendações.
De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais, Sílvia Elaine Lima, essa iniciativa do SINASEFE-IFBA reitera o seu compromisso com a base e não medirá esforços para juntos vencermos essa pandemia, com muita solidariedade e união.
“Essa primeira iniciativa está sendo voltada aos aposentadas(os), com rendimentos abaixo de 4 salários mínimos e por considerar que esse público está sendo um(a) das(os) mais afetadas(os) pelo coronavírus. A nossa vontade é de ajudar a todos que precisam, sabemos de instituições, movimentos sociais e comunidades que estão sofrendo demais com essa crise, tem muita gente passando fome, desempregada, que perderam seus tetos com a chuva, para esses é tão difícil dizer para ficarem em casa, por exemplo. Contudo, estamos à disposição dos demais filiadas e filiados e envidaremos esforços, que estiverem ao nosso alcance, para nos solidarizar também com os movimentos sociais, instituições e comunidades. Apesar das mídias e telejornais estarem reiteradas vezes noticiando medidas de precauções e formas de enfrentamentos a esse vírus, ainda é tudo muito novo e estamos aprendendo cotidianamente como a nos proteger e a proteger as(os) outras(os), estamos precisando nos reinventar a todo instante, está sendo um grande desafio para todas(os) nós. Assim, alertamos a todas e a todos que fiquem atentas(os) às orientações das autoridades de saúde e continuem em suas casas, seguindo as recomendações de isolamento social, pois esta continua sendo a medida mais efetiva e eficaz de combate ao coronavírus. Vamos ter fé e esperança que tudo isso vai passar em breve”, conclui a coordenadora.
Arte: Thais Mota